quarta-feira, 9 de julho de 2008

João Roberto: apenas mais um

O João Roberto foi apenas mais um. O impressionante - e mais uma vez é necessário dizer - que a violência só chega ao conhecimento público quando atinge a classe média. Os policiais que atiraram no carro com a mulher e os dois filhos se defenderam dizendo que foi uma troca de tiros com os bandidos, insinuando que o menino teria sido morto por bala perdida.

As câmeras de segurança desmentiram.

Agora eu digo: tenho certeza, quase absoluta, que a maioria das mortes cometidas por policiais, são execuções. Qual é a principal desculpa do policial que acabou que matar ou balear um "bandido"? - porque todo morador de favela é bandido - "Troca de tiro". Isso é tudo balela!

Os policiais matam sim. E isso aconte todos os dias em todas as favelas do Brasil, em todos os grandes centros do país. A mídia só mostra quando quem morre é a classe média, mas muitos Joãos Hélios e Joãos Robertos são mortos todos os dias nas mesmas circunstâncias lá na periferia.

Qual a diferença entre um policial e um bandido? Não dá pra saber. Policiais têm relações promíscuas com traficantes, entregam pessoas para serem mortas, matam. Traficantes usam fardas e armamentos do Exército. Parece que tem alguma coisa errada aí, não tem?

Mas o pior de tudo é que a raiz do problema não é no próprio policial, mas todo o sistema. Vi na TV que um policial tem três meses de treinamento. Você leu bem: TRÊS MESES DE TREINAMENTO! No curso, não aprendem nada. A prática ele aprendem nas ruas, atirando pra tudo quanto é lado e... acontecendo o que a gente já sabe.

Policiais deveriam ter um treinamento decente, salários decentes, superiores decentes. Quanta gente ainda vai ter que morrer pra que isso ocorra? Pra quem acha que o João Roberto é uma excessão, não se engane! Muita criança, jovens, adultos, idosos, morrem todos os dias em supostos "tiroteios" com a polícia.

Alguém já leu Rota 66, do Caco Barcellos?

Eu indico.

2 comentários:

Anônimo disse...

Todos estamos revoltados não é
de hoje,mas e o GOVERNO ??
será que tem alguma coisa avê com
isso ?
Quanta violência mais vai te que acontece pra alguém se levanta e faze alguma coisa!?!?!
Ow meu Brasil!

Anônimo disse...

Todos estamos revoltados não é
de hoje,mas e o GOVERNO ??
será que tem alguma coisa avê com
isso ?
Quanta violência mais vai te que acontece pra alguém se levanta e faze alguma coisa!?!?!
Ow meu Brasil!