segunda-feira, 14 de julho de 2008

Roupa Nova e a Bíblia

Gosto de comparar o Roupa Nova com a Bíblia. Na igreja dizem que a Bíblia é o livro mais antigo e mais atual que existe. O Roupa Nova é uma das bandas mais antigas em atividade no Brasil e mesmo assim, suas músicas continuam atuais.

Poderíamos dizer o mesmo das canções de Renato Russo, Paralamas do Sucesso, Cazuza, U2, RPM, Tim Maia e tantos outros, guardados às devidas proporções os seus estilos, épocas e conceitos.

Deu pra ver quinta-feira passada (dia 10) no Moringão que o grupo atrai pessoas de todas as idades. Desde casais que se conheceram ouvindo "Whiski à go-go" e se beijaram logo depois ouvindo "Seguindo no trem azul", até jovens que conheceram o grupo com o novíssimo "À flor da pele" do RoupAcústico 1, ou "Retratos rasgados" do Acústico 2. Aliás, a grande maioria do público presente no show era jovens como eu. Ou até mais novos.

Como eles conseguem?

Talvez pela "roupagem nova" que andam dando a músicas antigas. Talvez porque há poucas bandas, cantores ou duplas sertanejas que conseguem colocar numa letra de música tanta poesia. Coisa coerente que não é qualquer Calypso ou NX Zero que conseguiria. Com a letra de "Chuva de prata" ou "Meu universo é você" poderiam sair dezenas de outras canções de igual qualidade.

O show do Roupa Nova foi tudo de bom!

Mesmo sem a orquestra do último show e sem a Mila Schiavo na percussão, eles não deixaram a desejar. Afinal, é Roupa Nova não é?

Duas coisas me surpreenderam: o rap improvisado do Nando, que durou uns 15 minutos, falando de problemas sociais, da política ao futebol. Demais!

Também foi demais o meddley do final do show, homenagem às principais bandas de rock do mundo: Guns´n Roses, The Beatles, Roling Stones, Queen, Pink Floid, Bee Gees, Credence Clearwater, U2 e por aí vai. Devo estar esquecendo alguma, cometendo grande injustiça, mas só por essas já valeria o show não é?

A fila tava grande. O ginásio quase lotado e tinha fila quase na Higeanópolis.

Pelo buraquinho na porta do ginásio, deu pra ver os caras ensaiando. Esse buraquinho foi meu passatempo durante as quatro horas que esperei até o show começar. Fui à pé do meu serviço até o ginásio, afinal, saí às 18h e os portões abririam às 20h. Acabei chegando lá 18h30. Então, única alternativa: me distrair. Ainda bem que eles estavam ensaiando.

Na abertura do show, os bonequinhos da placa dançando. Na foto eles estão parados (claro, senão não seria uma foto, mas um vídeo).

Olha o Feghali cantando. Na verdade, o Feghali não canta muito bem não, mas como é um grupo de seis músicos que tocam, cantam, compõem e tudo mais, tem que ter uma música que ele cante. Ah, e essa tem participação do Tony Garrido no RoupAcústico 2. A letra é linda... "Nada a dizer antes de sentir, ter ou não ter, repetir. Olhar assim como quem não quer, ouvir dizer, e querer demais, dividir pra valer. Chegar bem fundo e ser natural, ser sensual, mais do que o normal, refletir você".

SAPATO VELHO. O que é pensar em Roupa Nova sem o Sapato Velho? Não existe jeito. Foi perfeito. A melhor de todas em todos os sentidos: letra, interpretação, arranjo, iluminação (o pôr-do-sol foi maravilhoso), vozes, tudo. Não é uma letra, é uma poesia: "Você lembra, lembra, daquele tempo eu tinha estrelas nos olhos, um jeito de herói. Era mais forte e veloz que qualquer mocinho de cowbói. Você lembra, lembra, eu costumava andar bem mais de mil léguas pra poder buscar flores de maio azuis e os teus cabelos enfeitar. Água da fonte cansei de beber pra não envelhecer. Como quisesse roubar da manhã um lindo pôr de sol. Hoje não colho mais as flores de maio, nem sou mais veloz como os heróis... É, talvez eu seja simplesmente como um sapato velho, mas ainda sirvo se você quiser, basta você me calçar que eu aqueço o frio dos teus pés."

A homenagem às bandas de rock. Começou com o Guns, foi pra Credence, Beatles, Roling Stones e tal e tal e tal... demais!

Meus amigos todos lá

O Douglas também estava lá. Ele é o maior leitor do blog deste que vos fala. Quer dizer, escreve... Como ele agüenta?

Foi meu presente de aniversário pra Lê. Tomara que ela tenha gostado...

Enfim, quem não foi, perdeu. E muito. Acho que todo mundo merece ir num show desses uma vez, pelo menos, na vida.

Eu já fui três!

4 comentários:

day disse...

oiiiiiiiiii Danilo tudo bem.. adorei seu blog tbm gostaria de ter ido mas num deu...
ah olha só acho que vc nem lembra de mim neh...masolha ja fui sua amiga em 2000...rsrsrsrs que coisa ehm.. vc ainda cantava na igreja estava na oitava seria e eu era doida pelo alexandre..
muitas felicidades pra vc e parabens pelo seu blog...bjo

Alexandre disse...

É! Eu perdi. Mas foi por uma justa causa... estava em apresentação no Aguativa Golf Resort, o segundo melhor resort do Brasil. Nossa Dan, só gente rica. Não... podre de rica! hahaha... então, confesso q tb naum sei como o Douglas agüenta, pq eu fiquei com preguiça de ler os parágrafos grandes! hahaha...
mas das coisas q li, gostei.. o buraco na porta foi o melhor! bem sua cara descobrir essas coisas..
Certeza q se eu tivesse ido teríamos descobertos coisas mais legais, mas como não fui até q vc deu pro gasto! kkkkkkkkk
tô me superando nesse comentário, escrevendo como nunca!! eh q entrei no meu pra postar alguma coisa.. e deu preguiça.. ae to desestressando aki.. pq escrever me desestressa!! hahaha...
a Le deve ter gostado do presente, sim... bom, pelo menos eu acho, né... eu teria outras sugestoões de presente, mas ta valendo!!!
A verdade eh q eu ia mesmo, viu... dessa vez não era brincadeira, mas o poodle q existe dentro de mim falou mais alto... (falo do 'Mimando') huahuaha! mas eh isso Dan.. parabéns pelo p(ó)st. Queria q a preguiça das férias me deixasse postar. Abraços.. Ale.

fernanda disse...

Alexandre diz:'o poodle q existe dentro de mim falou mais alto' hsauhsauhsus essa foi boa mew ..

Mais entao, o Danilo eh fascinado por Roupa Nova neh. Eu tbm curto soh q nao concordo com a paradinha do Nz zero q vc falo lah em cima hsuahsaush brincaderinha'
Ano q vem se Deus quiser e a preguiça nao me desanimar pretendo ir no show deles tbm' aí vou levar minha mãe junto huashauhas pensa q coisa mais linda minha mãe cantando igual loka lah kkkkk
caso sério' (:

Jessica disse...

Ah danilo deixa vc tah seu chato, vc naum me chamou pro show do roupa nova, vc sabe q eu adoro eles mais tudo bem vc vai ver quando eu achar alguma coisa bem legal pra fazer tbm nuam te chamo...quer dizer vou te chamar sim pq se naum vou estar sendo iqual a vc né buuuuuuaaaaaaaaaa...
Mais tudo bem eu naum queria ir msm
tah tchau...

bjussssssss...