domingo, 14 de junho de 2009

Uma história de futebol


Numa tacada só. Foi assim que eu li "Uma história de futebol", do José Roberto Torero, que é, ultimamente, meu escritor favorito. Quem me emprestou o livro foi o meu amigo Pedro Henrique, que o achou na biblioteca da escola onde ele estuda e me deu pra ler. Tomara que a diretora dele não saiba disso.

O livro, o primeiro do Torero para o público infanto-juvenil (mais infanto do que juvenil), se passa na década de 50 e conta a história de Zuza, um menino apaixonado por futebol, mas um péssimo jogador. O legal é que o próprio Zuza conta a história.

Além dele, o outro personagem principal é o Dico, que é muito bom de bola e é o melhor do time do "Sete de Setembro". Originalmente, o livro foi escrito para se tornar um curta-metragem (o que acabou acontecendo e rendendo-lhe vários prêmios nacionais e internacionais), por isso, ao ler, tem-se a impressão de estar assistindo a um filme, o que torna a leitura bem gostosa.

O grande barato de "Uma história de futebol" é a simplicidade com que foi escrito (como se fosse um tipo de diário do Zuza) sem deixar de lado uma grande riqueza nos diálogos. Situações simples do dia-a-dia de Zuza e Dico relatadas de uma forma encantadora e ingênua. A briga dos pais, o primeiro amor, o time da rua, o dilema entre escolher ser jogador de futebol ou piloto de avião.

Enfim, é um livro, teoricamente, para crianças, mas eu adorei. Acho que ainda tenho um pouco de criança dentro de mim e acabei me identificando com o Zuza. Aliás, qualquer pessoa que ler terá um personagem com quem se identificar e, com certeza, vai se lembrar "de sua infância querida que os anos não trazem mais".

Ah, já ia me esquecendo, o Dico acaba se tornando alguém muito importante e conhecido. Só não posso dizer quem é, porque senão vai perder a graça, né...

3 comentários:

Po disse...

Putx!!
hahah
nem entrguei o livro!

Danilo disse...

Então entrega neh... senão vai levar multa PO

Alice disse...

A onde que se passa a história??