terça-feira, 5 de agosto de 2008

Deus, anjos e milagres

Li algo hoje na Folha de Londrina que me provou, mais uma vez, que Deus existe, anjos operam e milagres acontecem. Funciona assim: Deus manda seus anjos para realizar milagres em favor das pessoas de bem.

Está na Folha de Londrina de hoje, terça-feira, 5 de agosto de 2008.

Cirurgia inédita reimplanta as mãos de operário

Procedimento durou mais de 24 horas e foi realizado na última quinta-feira
Para quem não é da área médica, tudo parece um milagre. Para o profissional que passou 24 horas ininterruptas dentro do centro cirúrgico trabalhando com a ajuda de um microscópio para reimplantar as duas mãos de um jovem rapaz trata-se de uma missão de vida. Mais uma vez, o cirurgião londrinense Edson Takaki, especialista em microcirurgia, faz de seu ofício uma demonstração de como os conhecimentos técnicos profissionais devem ser colocados a serviço da sociedade.

Mesmo com mais de 10 mil cirurgias ao longo da carreira, o médico realizou um procedimento inédito no Hospital Evangélico de Londrina (HEL) na última semana: ele foi o responsável pela cirurgia de Degilânio Verônica de Lima, 25 anos, um operário que perdeu as duas mãos em um acidente na última quinta-feira. O rapaz trabalhava em uma guilhotina para cortar placas de uma fábrica de artefatos de couro de Apucarana (Norte) quando prendeu a mão direita no equipamento. Imediatamente, ele utilizou a mão esquerda para tentar se salvar, e acabou tendo as duas decepadas.

Anjos operam...

Lima, que veio do Ceará há seis anos para trabalhar na fábrica, recebeu os primeiros socorros em um hospital de Apucarana. Por volta das 9 horas do mesmo dia a equipe de Takaki foi avisada do acidente. Começava uma maratona do médico e de mais dois profissionais - um auxiliar e um instrumentador que o acompanham - que só acabaria depois das 10 horas do dia seguinte.

''O pessoal de Apucarana agiu muito bem em nos avisar imediatamente, pois assim pudemos deixar tudo pronto para receber o paciente e não perdermos tempo. Esse é o procedimento correto'', destacou Takaki. Ele recebeu o operário com uma das mãos, a direita, totalmente amputada e a esquerda presa somente pela pele. Os dois membros foram decepados um pouco abaixo do punho, o local mais difícil para se fazer um reimplante devido à grande quantidade de estruturas que são afetadas. Além disso, o polegar da mão esquerda foi amputado do membro e também teve que ser reimplantado. ''São aproximadamente 25 estruturas, entre veias, artérias, nervos e tendões que foram reconstruídas em cada mão'', explicou o cirurgião.

Porém, nada disso assustou os profissionais. Com pedaços de veias retirados do antebraço do rapaz, eles fizeram em torno de 10 pontes (enxertos) para reconstruir partes perdidas dos dois membros. Os ossos foram fixados com pinos de aço. Veias de 0,5 milímetros de espessura foram ''costuradas'' com a ajuda de um microscópio. Tudo feito detalhadamente para garantir o sucesso do procedimento e a retomada de uma vida normal a Degilânio depois da alta hospitalar.

...e milagres acontecem

O procedimento foi bem sucedido e o rapaz já está em recuperação na UTI do hospital. Ele já conseguiu mexer um pouco os dedos ontem pela manhã. A previsão de recuperação completa é de seis meses. ''Agradeço a Deus e ao médico, que fez a minha cirurgia com garra e está torcendo por mim. Quero dizer às pessoas que não se esqueçam de rezar antes de começar o serviço'', destacou.

Takaki, por sua vez, continua com a mesma humildade demonstrada em outros procedimentos inéditos que realizou. ''Para ficar 24 horas dentro do centro cirúrgico a força vem da cabeça, da vontade de fazer o bem para o paciente. Se fosse só força física não seria possível. Deus nos coloca na Terra e dá uma função a cada um. A minha é essa'', simplificou.

Wilhan Santin

Deus existe, anjos operam e milagres acontecem.