segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Eu odeio esse tal de...

...sertanejo universitário.

Não é que eu não goste do ritmo, do estilo, ou sei lá. O que me irrita profundamente é que as duplas de manés fazem sucesso só com músicas regravadas! Você ouve algumas músicas de uma dupla e quando vai ouvir outra dupla, são as mesmas músicas, o mesmo ritmo, o mesmo arranjo, até as vozes são parecidas. As duplas sertanejas estão brotando em árvores ultimamente.

Um exemplo. Quem começou com essa febre foram os gordinhos César Menotti e Fabiano. Lançaram um CD com um monte de músicas. Dos outros. Só regravações de Zezé di Camargo e Luciano são três. Das 18 músicas do CD, 11 são regravações. E regravações mal regravadas, porque o cara grita tanto que parece que vai estourar e virar do avesso. E aquelas voltinhas do final de cada verso...

Imagine o César Menotti cantando "Wave"?

Outro dia meu irmão estava assistindo o DVD de João Bosco e Vinícius. Aquele monte de música dos outros, todas com os mesmo ritmos, arranjos, tons e etc. Dali a pouco o DVD acabou e começou a tocar tudo de novo, as mesmas músicas. Eu perguntei se ele ia assistir de novo, mas ele disse que já era outro show: Hugo Pena e Gabriel. Pensei: devem ser irmãos da outra dupla, acho que o pai está orgulhoso. Ou então ensaiam juntos e resolveram usar o mesmo repertório para poupar tempo.

Aliás, nos shows destas duplas, a banda nem deve parar de tocar. Termina uma letra, já emenda outra. Se reparar bem, dá para colocar as letras de cada músicas nos arranjos das outras, que ninguém vai notar a diferença. Você está ouvindo a estrofe de uma canção e já entra no refrão da outra... é uma festa.

Agora meu irmão deu pra ouvir um tal de Maria Cecília e Rodolfo. Que horror! Hoje eu perguntei pra ele se ele não cansava de ouvir sempre a mesma música. Ele retrucou dizendo que não era a mesma. Entrei na pastinha dele de músicas e vi que não era mesmo uma só, mas várias. Tudo igual. Tudo dos outros também. Ou melhor, tinha uma música, bem ruim, mas que eu não conhecia. Pensei que deveria ser deles. Não era. Assisti sábado o Altas Horas e descobri que era uma das músicas mais antigas do... Asa de Águia. Ninguém merece.

Mas o pior é que tudo isso virou febre. Todo lugar que vai, toca isso. Não que eu seja o maior entendedor de música e que tenha o maior bom gosto do mundo e do universo. Mas enche o saco.

E depois dizem que Calypso é ruim. Pode ser ruim, mas é ruim com coisa própria. Não ficam estragando coisas dos outros. É estilo. Desse monte de dupla que surge por aí a todo momento, alguém me diga qual a diferença de uma para a outra? Quem é quem? Que voz é de quem? Até minha voz é mais bonita que a do João Bosco.

Já cheguei a gostar de sertnejo universitário.

Hoje em dia é o que mais me irrita.

3 comentários:

Anônimo disse...

nuss q legal axei alguem q tbm pensa da msm maneira q eu!
estes grupin nem tao com nda

everton johnson disse...

fala brother, eu acho q esse "sertanojo desafinitário" é a degradação da musica, é ofender quem realmente CANTA e tem afinação...

é uma pena que o ouvido da maioria das pessoas não seja capaz de distinguir tons, notas musicais tocadas ou cantadas "certo ou errado" pois se fosse, 99% dessa CAMBADA de oportunistas q se auto-denominam "cantores" seriam BANIDOS do cenario musical!!!!

é um absurdo o caboclo gravar um CD que ainda por cima toca nas radios, CANTANDO DESAFINADO, meu deus em que país estamos????
volta e meia estou com o radio ligado e obrigatoriamente tenho q ouvir "joao bosta e não sei quem" assassinando musica dos outros ainda por cima como vc mesmo citou e o pior de tudo: DESAFINANDO DESCARADAMENTE...

essa tal de "CECILIA DAS COUVE", meu, ouvi na radio tambem e achei que era gozação, a mocinha simplesmente NÃO ALCANÇA as notas baixas, canta completamente fora do tom, e o "zé povinho" aplaude...
porque a cecilia não pede umas aulas de canto à carla peres que tambem ja gravou CD hein? (kkk)

é meus amigos.... mozart, vivaldi, beethoven que até mesmo depois de SURDO compôs obras primas da musica, devem estar se revirando no tumulo ao ver "joaos boscos, cecilias, jorges mateus, hugos não sei das quantas" e toda essa cambada que não merecem ao menos serem chamados de "cantores" fazendo sucesso e tendo suas musicas executadas nas radios...

Danilo disse...

Concordo com você Johnson. No entanto, é como eu disse, não é que eu não goste da música. Ela só poderia ser cantada melhor, ter uma melodia melhor e uma letra melhor.

Ou seja, TUDO. hehehe

Meus ouvidos doem.

um abraço