segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Regras de várzea, futebol do Paraná

15 times jogam entre si em turno único. Veja bem: 15 times. Ou seja, a cada rodada um time fica sem jogar, porque não vai ter com quem jogar. Destes 15 times, oito passam para a próxima fase.

Na segunda fase, os times jogam novamente entre si. O time que fizer mais pontos é o campeão.

No entanto há um detalhe importante: o que time que terminar a primeira fase na 1º colocação, começa a segunda fase com dois pontos. O time que ficar em 2º lugar começa a fase seguinte com um ponto, enquanto os outros jogam em pé de igualdade.

A fase anterior não importa mais.

Quem ficar em 3º tem os mesmos direitos de quem ficou em 4º, 5º, 6º, 7º e 8º. Ou seja, o que vale não é lutar para ficar nas primeiras colocações, mas se poupar para a segunda fase.

Os dois pontos que o 1º colocado leva para a segunda fase vieram de onde? E o ponto do 2º?

É, parece até campeonato daqueles de várzea, onde o que menos importa são regras claras. Mas não é. Este é o Campeonato Paranense 2009 de futebol. Regras absurdas e mirabolantes, que deixam o campeonato confuso e distanciam cada vez mais o futebol paranaense da elite Rio-São Paulo-Minas.

Não é a primeira vez. No ano passado, depois da primeira fase , oito times se classificavam e formavam outros dois grupos com pontos zerados. Os melhores de cada grupo faziam as semi-finais, mas a vantagem do empate era de quem havia melhor se classificado lááááá primeira fase. Ou seja, uma confusão danada. No fim, até agora eu não sei porque foram Coritiba e Atlético Paranaense para a final.

Quando campeonato tem regras claras, simples e objetivas, dá credibilidade. É assim que acontece em São Paulo. Ou no Rio de Janeiro, onde a Taça Guanabara e a Taça Rio são disputadas há uns 300 anos, sem mudar regra.

Mas a Federação Paranaense de Futebol complica cada vez mais. Não seria muito mais simples se o campeonato fosse em turno returno, sendo o campeão aquele que somar mais pontos? Ou então, que os melhores se classificassem e se enfrentassem em semi-finais, ou quartas-de-finais para decidir o campeão?

Como a FPF quer que o futebol do Paraná seja mais valorizado se ela mesma promove esses campeonatos de várzea?

Eu, que gosto de futebol, e gosto muito do Londrina Esporte Clube, torço para que o futebol do meu estado seja levado mais a sério. Enquanto isso não acontece, continuo torcendo para o Santos, que é de São Paulo.

Mesmo preferindo o Londrina.

Nenhum comentário: