quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Os verdadeiros vilões dos contos de fadas

Coisa que me intriga são as historinhas infantis, os populares “contos de fadas”. Elas são impostas a todas as crianças – e foram impostas a mim – como histórias lindas, de princesas, príncipes e crianças que se dão bem no final, após a bruxa, ou madrasta má, se dar mal. As histórias sempre têm pessoas puras, ingênuas e lindas, que são injustiçadas por pessoas más, cruéis e feias.

No entanto, a idéia de ingenuidade, pureza e beleza nestas histórias se traduzem de uma maneira muito diferente do que realmente deveria ser. Apesar da índole má das tais bruxas, madrastas e animais ferozes, os ditos mocinhos das histórias têm a índole tão perversa quanto a dos ditos vilões.

E isso se revela no decorrer das histórias, quando os personagens principais estão em apuros e fazem qualquer coisa para se livrarem de alguma situação. Mentiras, enganações, furtos, falsidade ideológica, corrupção, vingança, estelionato e até assassinato e latrocínio.

E é por isso que eu lanço aqui no blog, mais uma série de textos que vão analisar algumas historinhas que ouvimos quando crianças, contadas pelos pais na hora de dormir ou pela professora na escolinha. Os textos serão postados a partir deste sábado (dia 1º) e cada sábado terá um texto novo.

As histórias serão: João e o pé de feijão; O gato de botas; João e Maria; e Chapeuzinho Vermelho, não necessariamente nesta ordem. Histórias repletas de muitos destes sentimentos e crimes citados acima, onde os vilões podem estar não escondidos atrás de um nariz, boca, pés e mãos enormes e peludas, atrás de uma casinha de doces, ou então num lindo palácio macabro no céu, mas atrás de um lindo manto vermelho, perdidos na floresta, ou num pobrezinho que só tem um vaquinha.

Os mocinhos, se é que existem, nós vamos tentar descobrir quem são.

Um comentário:

mariana disse...

Nooossa esse blog caiu dos céus pra miim ...
... deixa eu explicar é que eu faço teatro no "Nós da Baixada" (nova america) e nós faremos um espetaculo de final de anoo onde contaremos o lado bom de um vilão e eu queriia muitoo ver seus textos sobre os viilões.!