domingo, 15 de agosto de 2010

Primeiras impressões de Portugal

Faz três dias que estou em Lisboa.

Hoje fui à missa aqui na igreja de São Domingos. Para começar a igreja é daquelas antiguíssimas, em formato de cruz, cheia de imagens de santo, vitrais, e altas, muito altas.

O legal desta igreja é que há mais de três séculos houve um terremoto gigantesco em Lisboa e um incêndio, que destruiu parte dela. Depois, ela nunca foi restaurada e ficou assim, meio despencada. Há uns pilares faltando pedaços e santos meio danificados, assim como o chão e o teto. Mas a aparência meio em ruínas deixa a igreja com um ar ainda mais misterioso. Parece até uma igreja cavada na rocha ou sob a terra.





Em relação à missa, foi mais chata que já fui em toda a minha vida. As missas em Jataizinho nós tocamos quase com uma banda. Aqui, só um órgão e um senhor de 150 anos cantando. O Glória é rezado. E o abraço da paz então? Super animado. Fora que a pessoa mais nova na missa devia ter pelo menos 75 anos.

Ah, tinha uma senhora do meu lado que começou a fazer um sons muito estranhos, com uma voz muito grossa e rouca. No começo pensei que estava possuída ou algo do tipo. Depois percebi que ela estava rezando o terço. Mesmo assim, ainda não entendi o motivo dos gritos. Deu muito medo.

Outro lugar de muita gritaria é a Feira do Relógio. Também não sei porque se chama Feira do Relógio, mas é uma gritaria danada: "UM EURO!"; "SÓ DOIX EURINHOX""; "DUAX PÇAX POR 5 EUROX!"; "TUDO POR 3 EUROX, É A MODA DO VERÃO!". Lá vende-se de tudo. Roupas, acessórios, objetos de cozinha, óculos, carne e até relógio.



A única coisa que não tem aqui nas feiras é o pastel. No Brasil, feira é feira quando tem pastel. Quem diz que vai à feira, é claro que vai comer pastel. Aqui não. Nem massa de pastel tem no mercado para comprar. Uma pena. As feiras aqui é como se fossem aleijadas. O que tem para comer é uma tal de bifana, que é um pão com uma carne de porco. Não é muito bom. Acho que vou montar uma barraquinha de pastel na feira.

Por falar em pão, por incrível que pareça, os pães aqui são horríveis. Duros como pedra. Aliás, onde eu moro é a parte velha da cidade. Tem até uns prédios cheios de andaimes para não cair. Acho que se jogar um pão no prédio ele cai. Pão bom é o de forma e só. Pão francês é o do Ausec, em Jataizinho, e só.

Em compensação há lugares lindos, como as praças e o rio Tejo. Tem o Terreiro do Paço, tem o Rossio e mais um monte de lugares que vou escrever sobre eles depois. Tem também o metrô, que aqui é metro; tem a bunda, que aqui é rabo; e tem os meninos, que aqui são putos. Semana que vem acho que vou ver jogo no estádio do Benfica ou do Sporting.



Ah, e descobri também que o bairro onde eu moro é o bairro onde nasceu o Fado, música típica de Portugal.



E se Deus quiser (e ele há de querer) vou conseguir encontrar um lugar para jogar futebol.

Até lá.

6 comentários:

gustavo disse...

gostei :D curiosidades turísticas são sempre bem-vindas. Espero que esteja gostando, apesar da saudade de coisas corriqueiras, como um pão fofo.
abraço

VINICIUS BITTENCOURT disse...

Espero que vc consiga um lugar para jogar bola e aprimorar sua tecnica, desse modo quando vc voltar terá o seu lugar garantido no Terceiro tempo/BM auto peças/Bitt Informática/Depósito Aliança F.C.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Um abraço e sucesso nessa sua nova caminhada.

um abraço.

Danilo disse...

Gustavo, as palavras "pão" e "fofo" aqui não andam juntas.

Vini, valeu pela força. Espero que meu lugar ainda esteja vago quando eu voltar pro time. O duro é que vou estar um tempinho sem jogar e vou precisar de uma boa pré-temporada no CT do clube. rsrsrs Abração

Unknown disse...

Quer que te mande uns pães daqui rsrsrs.... gostei também da idéia da barraquinha kkkk..Acho, que irá da dinheiro..quando eles descobrirem o que é bom rsrs..

milhares de bjokas

obs:Ontem senti sua falta na romaria

Anônimo disse...

POR INCRIVEL QUE PAREÇA ESTOU COM SAUDADES DE VC!!!! AFFFFFFFFFFFF
VOLTA LOGO MOLEQUE VC FAZ UMA FALTA DANADA, O QUERIGMA TA DESFALCADO PQ VC É QUERIGMA SEMPRE.
BJS NO SEU CORAÇÃO E QUE DEUS ABENÇÕE VC, QUE VC CONSIGA ALCANÇAR TDO DE BOM, VC MERECE!!!


IZA

Susy disse...

Oi kerido...
então, fiquei sabendo que foi pra portugal esse dias e no dia do seu aniversário, (mesmo não sendo amiga de orkut eu lembrei, ha, continuo sendo a mais velha, lembra kkkkkkk) eu tentei te adicionar no orkut e mandar mensagem, mas não deu...rezei por voce na hora das preces da missa de domingo de manhã viu???^
Tenha juizo ai viu mocinho??? tudo de bom sempre...

Beijokas