terça-feira, 22 de setembro de 2009

Mal Secreto



Enfim terminei de ler "Inveja - Mal Secreto", do Zuenir Ventura. Alguns posts atrás disse que havia lido 110 páginas e que não estava gostando. Li as outras 150, ainda na esperança de que o Zuenir ainda me conquistasse.

Pois é... não deu. Não sei se eu é que sou duro na queda, ou se eu não gostei mesmo no livro. Fato é que eu não entendi o sentido dele. Sabe quando uma história não tem um enfoque? Fica difícil até de comentar.

Eu disse história, mas na verdade não há uma história. É como se fosse os bastidores de um livro sobre inveja. Ele faz muita pesquisa, descobre algumas coisas, mas nada de sensacional. Tem uma personagem principal, a Katia, que não merecia um livro para ela. É uma história comum.

O autor passa quase a metade do livro falando de um cisto na bexiga. Eu até achei que depois ele descobriria que o cisto era fruto da inveja de alguém, ou qualquer coisa relacionada ao tema do livro. Pois não era. Ficou uma coisa vaga na obra. De repente ele diz que não era nada grave e que começaria então a escrever o livro. Então por que falou do cisto? O que era então aquele cisto? Encheção de linguiça?

É claro que ele não é de todo ruim. Até melhora, e muito, no final. Tem capítulos curtos, que é algo que eu levo muito em consideração. Tem linguagem simples e é dinâmico. O escritor é um dos maiores e melhores jornalistas do Brasil. E no final há uma revelação bem legal.

Ele ouve várias histórias sobre inveja, entrevista trocentas pessoas, viaja para trocentos lugares e descobre trocentas coisas. Mas aquele cisto, assim como é algo indesejável e intruso dentro do corpo, para mim foi algo indesejável e intruso no meio do livro. Isso me incomodou bastante. Porque todo tumor incomoda.

Mas eu não gosto de leituras que se arrastam e dão sono. Acho que ele enrolou demais. Para a história ficar dinâmica, eu mesmo o resumiria em umas 100 páginas só tirando os excessos. Não quero dizer aqui: "Não leia o livro, porque é ruim". Cada um tem uma opinião e eu posso estar enganado. Mas não foi o melhor que eu já li.

Ou é isso, ou eu não entendi nada mesmo.

6 comentários:

Thay Gomez disse...

Ainda não li um livro de Zuenir - não porque não me interessem. Na verdade, é o primeiro de que ouvi falar.

Agora, falando de Jornalismo, se quer ler um livro da área, que conquista o leitor, é "Jornalismo - Sangue que corre nas veias", de Marina... ou Mariana alguma coisa - uma autora de Goiás.

Acho que a tiragem foi mínima, mas o livro é muito bom!!

Danilo disse...

Tyz, obrigado pela dica. Leia "Mal secreto" também, talvez você tenha uma outra opinião.

Thay Gomez disse...

Vou ler, assim que puder, Dan.
Tô com uma bela pilha de 3 obras inacabadas (sendo, um deles, O SENHOR DOS ANÉIS, o que eleva para 5 o meu número de atrasos!
Mire-se no meu exemplo... E não o siga!!

Danilo disse...

kkkkkkkkkkkkk
Uma vez uma professora minha disse que estava toda empolgada para ler O Senhor dos Anéis. Ela comprou uma edição que vinha os três livros num só. Até hoje ela não leu, não gostou rsrsrs. Ele é chato mesmo?

Anônimo disse...

Claro que não Dan!!
A história é fantástica, do primeiro ao último um dos melhores (se não o melhor) épicos da ficção. Tanto que a Rainha decretou como leitura obrigatória nas escolas britânicas =)

Meu problema é tempo T.T

(TyZ, escrevendo de um dos milhares de blogs kkkk)

Danilo disse...

Nossa, leitura obrigatória?

É que dizem que é meio maçante. Mas assim que eu tiver tempo (e achar no sebo) eu compro e leio... rsrsrs