quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Para entender (ou perceber) melhor

Já se passaram dois meses desde que cheguei a Portugal. E ontem estava conversando (ou a conversar) com meu amigo Danilo (que não sou eu... ainda não estou louco), que está aqui (ou cá) no país há quase cinco anos.

Eu percebi que os portugueses trocam o verbo "entender" pelo "perceber". O "Está entendendo?" vira "Estás a perceber?". Assim, quis saber com o Danilo como era o "entender" em Portugal. Eis a conversa:

- Danilo, se o "entender" aqui é "perceber", como é "perceber"?

- Han? (ele está há muito tempo em Portugal)

- Se quando os portugueses dizem "Estou a perceber", nós entendemos "Estou entendendo", como é o "perceber" no sentido que entendemos no Brasil?

- Ah, percebi. É "aperceber". O "entender" como nós entendemos no Brasil aqui é "perceber". É por isso que quando eles dizem "Estás a perceber?", eles querem dizer "Estás entendendo?" no português do Brasil. Não que eles falem pensando em como a os brasileiros vão entender e...

- Eu entendi...

- Pois... quando eles querem dizer o "perceber", no sentido como entendemos no Brasil, eles dizem "aperceber". Tipo, "Fui atravessar a rua, mas apercebi que o sinal estava a fechar, então corri e atravessei, mas tropecei, caí e não apercebi que estava vindo um carro. Fui atropelado."

- Mas o "entender" não existe aqui?

- Não percebi...

- A palavra "entender" não existe aqui? Se eu disser "Estás a entender?", um português vai entender o que eu quero que ele perceba? Ou vai perceber o que eu quero que ele entenda? Percebeu?

- Entendi. Não sei se ele vai entender, mas se entender, vai responder "não". Percebeu?

- Entendi. Mas esta história do atropelamento é verdade mesmo?

- Claro que não.

- Mas foi muito criativo...

- É, mas foi só pra ilustrar a explicação, entendeu?

- Percebi.

3 comentários:

Thay Gomez disse...

Eu tenho que perguntar, porque não acredito, ainda hoje: é verdade que sanduíche em Portugal se chama prego??

Danilo disse...

Na verdade, prego é um tipo de sanduíche. É simples: uma carne frita (acho que é de porco) dentro de um pão francês. Mas há outros tipos de sanduíches. Prego é só um deles rsrs

Line disse...

Que rolo eim...mas apercebi eu acho kkkkk....