quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O caçador de pipas



Finalmente terminei de ler "O caçador de pipas" do Khaled Rosseini. Achei muito bom. Legalzão mesmo, apesar de não ser o melhor que eu já li.

Pois bem. No começo ele é meio triste e eu acabei ficando com raiva do personagem principal. No meio, continuei com raiva dele. Entre o meio e o final, não fiquei mais. Mas no final acabei me enfezando com ele de novo.

Mas não vou me ater ao personagem, mas na história. No começo, ela é bem triste. Mas no meio ela deixa de ser. Porque a história se passa no Afeganistão dos anos 1970. Quando ocorre o golpe de estado lá, os personagens principais vão morar nos Estados Unidos e passam a ter uma vida bem monótona, então, o livro fica monótono também.

Mas aí, surge uma oportunidade do personagem principal, o Amir, reparar alguns erros do passado, lá no Afeganistão. E é aí que a história começa a ficar mais emocionante. Quando ele volta à terra natal, percebe um Afeganistão totalmente destruído pelo regime talibã.

Apesar da história ser muito bem contada, o que mais me chamou a atenção foi a riqueza de detalhes sobre a história de um país desconhecido antes dos ataques de 11 de setembro de 2001. E isso eu achei super legal. É a parte histórica do livro.

Um ponto negativo (pelo menos para mim) do livro, são os longos capítulos. Eu prefiro capítulos curtos. Daqueles que vocês pode ler sempre mais um que não vai se atrasar para a missa. Talvez por causa disso, eu tenha demorado para terminar a leitura.

Mas para saber porque o personagem principal despertou tanta raiva em mim, é só lendo o livro mesmo. Ele é fascinante.

Ah, e o final, eu ainda não sei dizer se é triste ou feliz. Tem um acontecimento na história, pouco antes de chegar no final (o mesmo que me fez pegar raiva de novo do Amir) que muda completamente a história. E o final vai chegando, chegando, chegando, chegando e...

Bom, leia. Comprei por R$ 20,00 em um sebo em Londrina e não me arrependi. Valeu cada centavo.

4 comentários:

Dueldy disse...

O livro muda do começo ao fim. Gosto dele. gosto da forma como é escrito, me envolve.Se gostou dele, eu recomendo cidade do sol!

Danilo disse...

obrigado Dueldy!
Esse eu conheço e pretendo ler também. Tomara que tenha final feliz... rsrs

Dueldy disse...

ai ai, sou péssima pra indicar livros porque fico louca pra contar o final...

TyZ disse...

Amei O Caçador de Pipas e A MEninas que Roubava Livros.

Ambos divinos!
=)