quarta-feira, 20 de maio de 2009

Meu nome confuso

Sempre fui muito zoado na escola por duas coisas. Uma delas era porque eu faço aniversário em um dia 24. Mas, coisa de criança, passou. A outra era por causa do meu nome. Também achei que era coisa de criança - e ainda acho - mas isso ficou martelando minha cabeça. Até agora.

Fato é que meu nome é composto de dois nomes e um verbo conjugado na primeira pessoa do plural. Não tenho um "sobrenome" comum como Cavalcante, Carvalho, Moreira, Moura, Souza, Arantes do Nascimento, Nazário de Lima, Richthofen (esse eu não queria mesmo), Klucinec, Silvério, Ausec. Nem Silva, que todo mundo tem, até o presidente.

Meu sobrenome é "Felipe". Tenho muitos amigos que se chamam Felipe, e um até se chama Danilo Felipe, mas é um nome composto, do tipo João Victor, Maria Clara, José Aparecido, João Tenório, Humberto Evaristo, ou Bervelin Brenda. Não é incomum as pessoas confundirem com "Danilo Felipe Lemos". Claro, é óbvio: primeiro o nome, depois o sobrenome.

Quando digo que meu nome é Danilo Felipe, as pessoas perguntam "Danilo Felipe... o que mais?" Aí eu digo, "Danilo Lemos Felipe". Aí respondem, "Ah, achei que Felipe era, tipo, um segundo nome, sabe". Bem que poderia ser. Mas se fosse, eu seria Danilo Felipe Lemos Felipe, ou então Felipe Felipe, ou mesmo Felipe Lemos Felipe que, ao contrário seria a mesma coisa.

Mas conheço algumas pessoas que tem este mesmo problema. Se é que isso é um problema. Uma garota que estudava comigo no colégio se chama Juliana "não sei que lá" Roberto. Outra, nos tempos de ginásio se chama Suzane "alguma coisa" Antonio. Minha professora de português se chamava (ela morreu) Marlene Theodoro. E tem até uma outra amiga que se chama Aline José.

Mas tem um que supera todos. Outro dia entrevistei um rapaz com o nome de Paulo Roberto Guilherme. Três nomes, nada de sobrenome. Ou então, três sobrenomes, nada de nome. Roberto é nome ou sobrenome? Vai saber.

Quanto ao "Lemos", o verbo "ler" conjugado na primeira pessoa do plural (nós lemos), é outro problema. Esta palavra faz com que eu não tenha sobrenome comum. É engraçado, porque nem o Word. Quando eu escrevo "DANILO LEMOS", aparece o traço verde embaixo, corrigindo.



Então, se o Word conclui que o verbo "ler" só pode ser conjugado com a palavra "Danilo" na terceira pessoa do singular (lê) ou na terceira pessoa do plural(lêem), logo, estou ficando maluco com tudo isso. Mas meu nome caberia aqui: "eu leio, tu lês, ele lê, Danilo Lemos, vós lês, eles lêem".

Bom, pelo menos um nome como o meu permite alguns trocadilhos, mesmo que sejam horríveis, sem graça e totalmente sem criatividade, como "Danilo Lemos e Escrevemos", ou então, "Se escreve Danilo, mas Lemos Felipe". Isso é coisa minha.

14 comentários:

Thay Gomez disse...

Se me permite dizer, acho que seu nome é awsome!

Tenta ter, na escola primária, um nome que rima com "Thaise Comes Ferida"!

XP

Crianças são cruéis!

Danilo disse...

Nossa, quem se chama assim?

Thay Gomez disse...

Eu, Danilo XD

Letras Crônicas disse...

Ô Danilo Plural, gostei do texto rapais. Muito bom. Abraço.

Danilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danilo disse...

Nossa, se o título fosse "Danilo Plural" fica mais legal neh Reinaldo... Mas como você sabe, títulos e eu são coisas que não se conjugam perfeitamente...

Danilo Lemos disse...

Bizarro, nem li o post todo. Mas você e eu somos Danilo Lemos e fazemos aniversário no dia 24. Graças a deus que você mora longe. Senão um de nós ia ter que morrer... =)

Danilo disse...

kkkkkk Boa, xará!!!

Maiury disse...

"eu leio, tu lês, ele lê, Danilo Lemos, vós lês, eles lêem".

ashuashuahsuahshaushuashuahsu

Mas se é para complicar o nome deixa comigo.
fui fazer uma inscriçao em um encontro ai o rapaz pergunta:
- Qual seu nome?
- Maiury.
- Como?
- M-A-I-U-R-Y.
- Sobrenome?
- Eleutério
- Desculpa, mas tem como você escrever p mim??

Danilo disse...

É mesmo Maiury. O Paulo já me disse que, uma vez, confundiram com Amauri... kkkkk

Unknown disse...

nossa, até eu estou aparecendo nos seus textos????

mas concordo com voce, Danilo, tem gente que zua pra caramba com o nome dos outros, o meu mesmo, que voce disse: Susane "num sei o que" (é Armani, só pra voce lembrar) Antonio, tem gente que fala: mas voce é uma menina, não tinha que ser Antonia???

que povo mais sem noção na cabeça, não entendem que o nome dos outros na verdade é o nosso sobrenome....
é mesmo, e daí, nao é verdade?????

melhor ter um nome no sobrenome do
que não ter nada

concorda comigo????

ha, e parabéns pelo blog...

Danilo disse...

Brigado, Susi!!! concordo em gênero, número e grau... rsrsrs

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk
è DANILO mas nos LEMOS FELIPE .........KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

PIOR É O MEU QUE TEM TANTO SOBRENOME QUE EU NEM SEI QUAL EU USO

E O PIOR É QUE TAMBEM TEM PIADINHA NA ESCOLA NEM USAVA O PRIMEIRO SOBRENOME .... TODO MUNDO ZUAVA QUE ERA RENATA ABRIU...

O POVO VIVIA DIZENDO ABRIU... ABRIU O QUE ????
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

HA MEU NOME É
RENATA ADRIANA ABREU DOS SANTOS
QUE EXAGERO DE NOMES ...........

Danilo disse...

Verdade Renata!! por na conta da Abreu! rsrsrs