domingo, 29 de agosto de 2010

O Último Mestre do Ar

Mudei de planos sexta-feira e fui ao cinema. Assisti "O Último Airbender", ou "O Último Mestre do Ar", que é a mesma história do desenho animado Avatar, que passava na Globo há algum tempo. E que eu adorava.
Aang do filme: o ator é Noah Ringer

E estes são os protagonistas do desenho: Aang, Sokka e Katara

Não gosto muito de desenhos que se transformam em filmes, porque os filmes nunca contam a mesma história do desenho. Assim aconteceu em Dragon Ball, que é um dos desenhos que eu mais gosto, mas o filme é muito ruim e não conta a história corretamente.

Em "O Último Airbender" (que só não se chamou Avatar porque laçaram um outro com este nome há pouco tempo) a história é a mesma do desenho, os personagem são os mesmos e os nomes também. Por isso achei bem legal. Claro que no desenho, como são vários capítulos, a história é mais detalhada e o Aang, personagem principal é mais engraçado e divertido. O Aang do filme é mais sério e ainda está tentando entender o que está se passando no mundo, já que ficou congelado por cem anos.

A única coisa que não gostei muito no filme foi das lutas, que não me pareceram tão reais. Apesar dos muitos efeitos especiais, elas me pareceram meio monótonas.

Mas o mais legal é que eu pude contar toda a história pra Lorena, que foi comigo. Como ela não conhecia o desenho, eu comecei a explicar a história e também o que viria a acontecer nos próximos filmes, já que esse foi apenas o primeiro. Deve ter mais uns dois, se for igual ao desenho mesmo.

Enfim, o filme é muito legal e eu adorei. Não vejo a hora de lançarem as continuações. O Aang ainda vai dominar a terra e o fogo. Nesse ele aprendeu a dominar a água, já que ele é o Avatar e é o único no mundo que consegue dominar os quatro elementos.

O filme é bem legal e eu recomendo. Principalmente para quem já gostava do Avatar desenho animado.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Querido blog...

Querido blog

Hoje faz duas semanas que eu estou em Portugal. Sei que parece pouco, mas enquanto as aulas não começam e eu não tenho emprego, o tempo parece andar devagar demais e a saudade de minha cidade, dos meus amigos e da minha família acaba vindo sempre à cabeça.

Mas estou começando a me adaptar.

A família do Paulo, meu amigo, me acolheu muito bem. A dona Sueli e seu Ademir são muito legais, assim como a irmão do Paulo, a Maiury. Enquanto eu não estou trabalhando, eu ajudo na casa lavando louça e fazendo o que eles pedirem. Estou esperando uma resposta de emprego do patrão do Paulo.

Domingo passado encontrei a Claudia e a Tati, duas amigas minhas que moram há um tempão aqui em Lisboa e que eram minhas vizinhas em Jataizinho. Elas me levaram pra passear em Sintra e depois em Belém, que é o bairro aqui de Lisboa de onde saiu a esquadra que descobriu o Brasil.

A Claudia e a Tati vão me ajudar a conseguir emprego.

Já fiz minha matrícula na faculdade. Acredita que só quando cheguei aqui em Portugal é que fui sabe que a Universidade Nova de Lisboa (UNL) é pública e que é uma das melhores do país? Me senti o tal. Afinal, não é todo dia que se faz mestrado na Europa e ainda numa das universidades mais conceituadas... Bom, mas só isso não basta, agora tenho mais é que estudar muito.

E por falar em estudar muito, hoje eu fui na UNL pra resolver umas coisas e acabei conhecendo a Michele, que é uma mulher que trabalha na lanchonete da faculdade. Ela é brasileira, capixaba, e já mora aqui há dez anos. Eu adoro encontrar brasileiros porque temos assuntos em comum, e isso é legal. Ela disse que há muitos brasileiros que estudam na UNL, por isso me animei.

Fiz amizade também com a Lorena, que mora em uma outra cidade aqui perto que eu esqueci o nome. Terça-feira, que foi meu aniversário, fomos eu, ela e o Paulo à praia. Hoje eu e a Lorena vamos ao zoológico.

Esses dias também conversei com a Adriana. Ela é de Jataizinho, estudou comigo no colégio lá e está há três anos e meio em Portugal. Ela é casada com o Everton, que eu conheço também. Vamos nos encontrar semana que vem.

Pensando bem, até que duas semanas passaram rápido. Tomara que continue assim.

Segundo meus amigos, assim que eu começar a trabalhar e estudar, eu nem vou ver o tempo passar. Será? Tomara. Agora só preciso arranjar um lugar pra jogar bola. Já faz duas semanas que não jogo e eu estou ficando meio desesperado.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Clube dos Anjos


O mais legal em "Clube dos Anjos" é saber o que vai acontecer e mesmo assim ainda surgir aquela vontade incontrolável de ler.

E é exatamente isso o que acontece com os personagens do livro, mas de um jeito muito mais trágico. Ele são pegos pelo pecado da gula.

Aliás, o livro faz parte da Coleção Plenos Pecados, que tem sete livros e cada um fala de um pecado capital. Esse é sobre a gula. O autor é SÓ Luis Fernando Verissimo, que não é bom pra falar, mas é o cara para escrever.

A história é sobre um grupo de amigos que se reúnem todos os meses há mais de vinte anos para comer. Mas há algum tempo os jantares estão meio sem graça. Até que um deles, Daniel, que é o narrador da história, resolve chamar um cozinheiro especial e o grupo reanima.

Mas após cada jantar, um deles morre. Coincidentemente, sempre aquele que mais gosta do prato do dia. O jantares vão acontecendo, as mortes se sucedendo. Mas o legal é que, mesmo sabendo que vão morrer, eles não resistem à última garfada.

E o talento de Veríssimo me prendeu até a última linha.

Pensando bem até que morrer comendo não seria má ideia. Morreria feliz...

Ai, bate na madeira.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cascais

Ontem fui à praia.

Pegamos o metrô, que aqui se chama metro, depois pegamos o trem, que aqui se chama comboio, e viajamos cerca de meia hora até Cascais, que aqui se chama Cascais mesmo porque é o nome da cidade.

Cascais

Cascais é uma cidade linda. A paisagem é maravilhosa. No caminho, o mar é azul de chegar a doer os olhos. E o melhor de tudo: gastei cerca de 5 euros pra ir e voltar. Eu e o Paulo compramos uma Coca-Cola e um pacote de batata, botamos na mochila e fomos.

A diferença da praia de Cascais para as praias do Brasil é gigantesca. Apesar da beleza, não é tão legal.

Não tem onda.
Não tem milho cozido.
Não tem churros.
Não tem ginástica.
A água é geladíssima (apesar do calor de 30 graus).
Não sanduiche natural nem salada de frutas.
Não tem água de coco.
Não tem Biscoitos Globo.
Não tem barraquinhas.



A coisa mais legal que tem aqui na praia é o topless. Pena que ontem as mais belas resolveram entrar em greve. Ou então, na teoria do Paulo, era proibido fazer topless em Cascais se a mulher tiver menos de 70 anos. Por isso é que não tirei fotos.

Mas como já comecei a falar de topless, não poderia deixar de mostrar um peitinho. Essa eu peguei no flagra!



Se ela fosse famosa, eu ganharia uma boa grana com esta imagem.

O fado

Conheci o fado.

O Fado não é o marido da fada, nem é uma entidade mágica.

É um ritmo típico de Portugal. E achei muito bonito. Saí para caminhar já era mais de 11 da noite e fomos a Maiury e eu pelos becos da Alfama, que é um bairro aqui em Lisboa onde não passa carro porque as ruas são muito estreitinhas, becos.



Lá há várias tabernas, uns barzinhos que parecem cravados na pedra, umas caverninhas. Lá o pessoal toma vinho e ouve o fado. Os cantores, além de cantarem, também interpretam, por isso achei muito legal. Fiquei um tempão apreciando o fado em uma taberninha, mas quando saí para ir embora, percebi que havia muitas delas e em cada uma, um show de fado.

Os cantores cantam sem microfone, sempre no meio das mesas ao som de um violão e um bandolim. Nada elétrico. Adorei o fado.



domingo, 15 de agosto de 2010

Primeiras impressões de Portugal

Faz três dias que estou em Lisboa.

Hoje fui à missa aqui na igreja de São Domingos. Para começar a igreja é daquelas antiguíssimas, em formato de cruz, cheia de imagens de santo, vitrais, e altas, muito altas.

O legal desta igreja é que há mais de três séculos houve um terremoto gigantesco em Lisboa e um incêndio, que destruiu parte dela. Depois, ela nunca foi restaurada e ficou assim, meio despencada. Há uns pilares faltando pedaços e santos meio danificados, assim como o chão e o teto. Mas a aparência meio em ruínas deixa a igreja com um ar ainda mais misterioso. Parece até uma igreja cavada na rocha ou sob a terra.





Em relação à missa, foi mais chata que já fui em toda a minha vida. As missas em Jataizinho nós tocamos quase com uma banda. Aqui, só um órgão e um senhor de 150 anos cantando. O Glória é rezado. E o abraço da paz então? Super animado. Fora que a pessoa mais nova na missa devia ter pelo menos 75 anos.

Ah, tinha uma senhora do meu lado que começou a fazer um sons muito estranhos, com uma voz muito grossa e rouca. No começo pensei que estava possuída ou algo do tipo. Depois percebi que ela estava rezando o terço. Mesmo assim, ainda não entendi o motivo dos gritos. Deu muito medo.

Outro lugar de muita gritaria é a Feira do Relógio. Também não sei porque se chama Feira do Relógio, mas é uma gritaria danada: "UM EURO!"; "SÓ DOIX EURINHOX""; "DUAX PÇAX POR 5 EUROX!"; "TUDO POR 3 EUROX, É A MODA DO VERÃO!". Lá vende-se de tudo. Roupas, acessórios, objetos de cozinha, óculos, carne e até relógio.



A única coisa que não tem aqui nas feiras é o pastel. No Brasil, feira é feira quando tem pastel. Quem diz que vai à feira, é claro que vai comer pastel. Aqui não. Nem massa de pastel tem no mercado para comprar. Uma pena. As feiras aqui é como se fossem aleijadas. O que tem para comer é uma tal de bifana, que é um pão com uma carne de porco. Não é muito bom. Acho que vou montar uma barraquinha de pastel na feira.

Por falar em pão, por incrível que pareça, os pães aqui são horríveis. Duros como pedra. Aliás, onde eu moro é a parte velha da cidade. Tem até uns prédios cheios de andaimes para não cair. Acho que se jogar um pão no prédio ele cai. Pão bom é o de forma e só. Pão francês é o do Ausec, em Jataizinho, e só.

Em compensação há lugares lindos, como as praças e o rio Tejo. Tem o Terreiro do Paço, tem o Rossio e mais um monte de lugares que vou escrever sobre eles depois. Tem também o metrô, que aqui é metro; tem a bunda, que aqui é rabo; e tem os meninos, que aqui são putos. Semana que vem acho que vou ver jogo no estádio do Benfica ou do Sporting.



Ah, e descobri também que o bairro onde eu moro é o bairro onde nasceu o Fado, música típica de Portugal.



E se Deus quiser (e ele há de querer) vou conseguir encontrar um lugar para jogar futebol.

Até lá.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Em Portugal

Muitas coisas aconteceram nos últimos dias, por isso não postei e a minha amiga This deve estar achando que morri.

Na verdade, não morri. Estou em Lisboa, Portugal.

Vou fazer mestrado em Ciência Política. Daqui para frente, vou tentar atualizar mais este blog e falar da minha nova vida aqui.

Abraço a todos.

domingo, 1 de agosto de 2010

Cia Norte

Já são 2h50 da manhã de domingo. Eu no msn.

De repente, o Lu me manda isso: http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=7433243753259383830&aid=1280602687
olha isso
o nome do album
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
euri muito


Quando eu entrei, era no orkut de um amigo meu. Aí não aguentei. Ri alto. Um dia ainda vou conhecer a Companhia do Norte.



Ruan, me perdoe, mas essa ficou registrada pra sempre.

E Lu, obrigado por fazer me fazer rir na madrugada HAHAHAHAHAHAHA.