segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pô, o Nilmar merece...

Se tem um jogador que merece estar na seleção brasileira, é o Nilmar.

Já falei sobre ele aqui no blog e dei sugestão ao Dunga pra que o convocasse. Dunga leu o blog e atendeu à minha sugestão. Por isso, me sinto em parte responsável pela convocação.

Depois de tantas lesões, nos dois joelhos, ele deu a volta por cima e hoje joga em alto nível.

E o mais legal: ele é de Bandeirantes, aqui pertinho da minha cidade. Jogou no União Bandeirantes, no Matsubara de Cambará e depois foi pro Inter de Porto Alegre. Praticamente um conterrâneo meu na copa.

Mais um, porque tem o Klébersom, que é de Uraí, mais perto daqui do que Bandeirantes. E que viveu em Ibiporã, que é ainda mais perto daqui. Do ladinho mesmo. Legal né? Dois caras que merecem estar lá na Copa.

Mas sobre o Klébersom eu escrevo depois.

Postei aqui a reporatagem do Jornal Nacional sobre o Nimar.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

"Dunga é extrato de banco"

O Cássio Corrêa, do blog "E também futebol" (listado aqui ao lado) se inspirou e escreveu algumas poesias sobre a convocação da seleção, sobre Dunga e sobre Ganso e Dunga.

Segundo ele, Ganso é algodão, furadeira nos zagueiros e dinamite na pedreira. Dunga é o zagueiro, a pedreira. Dunga não é poesia, revista ou música. Dunga é bula de remédio, extrato de banco.

Muito legal.

Para ler lá, clica aqui.

Avante, Slovenija!

O Dunga não levou Ganso, não levou Pato, não levou Filé de Borboleta. Mas levou cavalos, mulas, burros e bois velhos.

Por isso, como eu não estou mais a fim de torcer para o Brasil na copa, vou torcer para que a copa seja bem legal.

Legal como?

Com seleções ditas inferiores, chegando bem longe, como aconteceu em 2002 com Senegal, Turquia (3ª colocada) e Coréia do Sul (4ª, depois de eliminar Itália e Espanha). Ou como em 1994, com a Bulgária em 4º. Ou como em 1998 com a Croácia em 3º na estréia em copas.

Se alguma seleção dita superior vencer a copa, vai ficar muito monótono. Se Argentina, Brasil, Alemanha ou Itália vencerem, levam definitivamente para casa a taça, já que venceram duas vezes depois de 1970, quando o Brasil trouxe a Jules Rimet.

Mas, se for para alguma destas vencer, que seja a Argentina, porque eu gosto da Argentina. E que Paraguai chegue bem longe mesmo sem Cabañas. E que Uruguais chegue bem longe, mesmo num grupo difícil. E que Chile chegue bem longe, apesar de ter de pegar Brasil ou Portugal já nas oitavas.

É muito legal quando uma seleção sem muita expressão chega longe na copa, porque assim o torneio fica menos óbvio.

Enfim, depois da convocação de ontem, a Copa do Mundo ficou meio sem graça. Porque o Dunga entrou prometendo renovar a seleção, mas o time que vai pra Copa esse ano tem a mesma média de idade da de 2006, tem o mesmo número de jogadores que atuam fora do Brasil, tem goleiro que não joga faz tempo, tem 20 volantes, tem um craque doente.

O Dunga está entre a cruz e a espada. Se trouxer o hexa cala a boca de toda imprensa, que queria Ganso e Neymar. Se não vencer e, pior ainda, se for mal, será lembrado para sempre negativamente.

Mas não quero me meter nisso.

Porque já escolhi a seleção para quem torcer na Copa da África: a ESLOVÊNIA.



É a segunda copa desta seleção. Em 2002, ficou em 30º lugar (antepenúltimo). Tem craques do futebol como Andraz Kirm, Darjan Matic, Zlatan Ljubijankic e Elvedin Dzinic. E é nestes caras que eu aposto minhas fichas.

Assim, termino este post com a frase do ônibus da seleção eslevena na copa:

"NOSSOS CORAÇÕES BATEM PELA ESLOVÊNIA NA ÁFRICA DO SUL 2010"

Avante, Slovenija!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Anjos e Demônios


Uma boa dica para quem quer muita ação, aventura e suspense é o livro "Anjos e Demônios", do Dan Brown.

Ele escreveu este depois de "O Código Da Vinci", mas a história é anterior àquele. É a primeira aventura do professor de simbologia de Harvard, Robert Langdon. Desta vez, ele é acompanhado de Vittoria Vetra, filha de um cientista que é assassinado, supostamente por uma fraternidade secreta chamada Illuminati, a qual, Robert Langdon acreditava que estivesse extinta há várias décadas.

O cientista assassinado quer provar a existência de Deus através da ciência, ou seja, provar que Big Bang foi obra divina. A tecnologia que ele produz - a antimatéria - embora possa provar a teoria do cientista, é muito perigosa, pois pode se tornar uma arma nuclear jamais vista. Esta antimatéria então é roubada e instalada dentro do Vaticano bem no dia do Conclave. Tudo isso enquanto cardeais são sequestrados e vão morrendo um a um.

Assim, Langdon e Vittoria Vetra vão tentar descobrir onde está a antimatéria, salvar os cardeais e descobrir o esconderijo secreto dos Illuminati. Tudo isso em algumas horas. Por isso é que a leitura é alucinante. Ah, são capítulos curtos.

Notei muita semelhança com "O Código Da Vinci", o que, para mim, tornou parte do livro chata e sem muita novidade. Algumas semelhanças: fraternidade secreta; um homem e uma mulher; cógidos; poesia de pintores e cientistas para descobrir algumas coisas (Da Vinci e Isaac Newton em um e Bernini e Galileu no outro). Isso o deixou meio previsível em algumas partes.

Há também alguns erros meio por falta de pesquisa do autor, eu acho.

Por exemplo, o celibato, segundo a Igreja Católica, não é apenas se privar do sexo. Pelo contrário, a abstinência ao sexo é consequência do celibato, já que a igreja admite o sexo só depois do casamento. E se padres não podem casar, consequentemente, também não podem ter vida sexual. Assim, o celibato, antes de ser abstinência ao sexo, é também renunciar ao desejo de constituir família. Portanto, se um padre tem um filho, mesmo que seja por inseminação artificial, está quebrando o voto do celibato. Ao ler o livro, lá no final, é possível entender melhor esse erro do autor.

Outra coisa que me incomodou também foi o tratamento dado à parte jornalística da história. Os personagens repórteres que aparecem no livro são absurdos. O autor mostrou que não entende bulhufas de técnica jornalística, com textos bem "senso-comum" e sem técnica e repórteres dando informações sem checa, inventando fatos e falando coisas sem sentido. Bem no estilo que a gente vê nos filmes: "Estamos aqui falando direto do Vaticano onde pode estar havendo um confusão entre os cardeais que, pelo visto, não conseguem eleger o novo papa. As informações que conseguimos apurar é que... não, esperem, parece que algo está acontecendo no céu, o que será?..." Horrível.

Mas esses pequenos incômodos não comprometem a história, que é muito boa, apesar de mais "viajada" do que "O Código Da Vinci". Mesmo assim, gostei muito, mesmo lendo na tela do computador, coisa que odeio.

Sim, baixei o livro da Internet. E daí?

O impresso estava mais de R$ 50,00. Ninguém merece.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Corinthians campeão? Só se for no Playstation!

O Corinthians, depois de descobrir que a classificação para as semi-finais do Campeonato Paulista já era impossível, resolveu dizer que o foco este ano era na Libertadores, com todo aquele papo de "ano do centenário", contratação de alguns reforços e tal. Disse abertamente que não jogou pra valer o paulistinha.

Perigoso, muito perigoso.

Deu a entender que dava como certa a conquita da América.

Foi o primeiro a se classificar para a Libertadores, no ano passado. Foi o melhor time da primeira fase da competição, o primeiro a se classificar para a segunda fase. E pegou um Flamengo em meio a uma crise: treinador interino, classificação no sufoco, derrota no Carioca, os dois principais jogadores do time envolvidos em escândalos com traficantes, namoradas, mães e o diabaquatro.

Pois bem. "Desprezou" o Campeonato Paulista e agora está fora da Libertadores, como sempre. Parabéns ao Corinthians.

Esse negócio de desprezar um campeonato para jogar outro, teoricamente, mais importante, é tudo conversa para boi dormir. Por que então os outros times não abdicaram os respectivos estaduais para jogar a Copa do Brasil, que é muito mais importante?

Tanto é que os quatro classificados para as semi-finais da copa são quatro recém campeões estaduais: Santos, Grêmio, Atlético Goianiense e Vitória. Um dos quatro será campeão de todos os torneios que disputou no primeiro semestre. E podem conquistar a tríplice coroa (Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro) no final do ano, assim como fez o Cruzeiro em 2003.

Enfim, o Corinthians foi o primeiro brasileiro a se classficar para a Copa Libertadores 2010, foi o melhor time da primeira fase da competição e o primeiro a se classificar para as oitavas.

E foi o primeiro sair dela.

Resta só o Campeonato Brasileiro, mas talvez o time do Parque São Jorge deixe a competição de lado para se dedicar, sei lá, a uma Copa do Mundo de Paystation organizada pela Fifa.

Quem sabe?

domingo, 2 de maio de 2010

Corintiano porco

Maracanã lotado. Flamengo x Corinthians. Oitavas de final da Libertadores.

E eis que surge um corintiano bem, digamos, porco. Ou palmeirense, se preferirem. Se é que isso é possível. Ou um palmeirense travestido de corintiano. Sei lá.



O pior de tudo é o cara ficar famoso por causa de uma nojeira dessa.

Ah, quem me mostrou o vídeo foi minha amiga Joice que, por incrível que pareça, é corintiana. Mas ela só limpa o ouvido e cheira na hora do banho.