quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O "grand finale" dos e-mails

Tem e-mails que a gente recebe, desses encaminhados por terceiros, que passaram por segundos e primeiros várias vezes, desses que, quando você olha nos destinatários, a lista é tão longa que a bolinha do mouse chega a gastar.

Pois então, tem vezes que esses e-mails são muito legais. Alguns te remetem a uma reflexão profunda, traz histórias de vida etc. Coisas que te fazem chorar às vezes (eu não!), te fazem pensar na vida e essas coisas-todas-de-livro-de-auto-ajuda.

E pode ser até que funcionem, mesmo que a gente saiba que essas histórias têm grandes, enormes e imensas chances de serem mentira.

O problema é o final dessas mensagens. Quando você está lá, emocionado, pensando: "Nossa, que história linda", vem o maravilhoso desfecho: "Mande para 15 pessoas ou mais, ou então acontecerá contigo o mesmo que aconteceu com esta garota", ou então, "Se você ama Jesus, envie para toda a sua lista de contatos", ou pior, "Envie para o maior número possível de pessoas. Se quebrar a corrente serás amaldiçoado e morrerás e três dias".



Cara, é de doer.

Hoje mesmo recebi um e-mail desses. Resumindo, era história era de um empresário judeu que foi salvo sem querer de um atentado terrorista por um homem. Ele escapou, mas este homem ficou ferido. Disponibilizando sua ajuda, o empresário judeu recebeu uma ligação do homem que lhe salvou, dizendo que precisava de um transplante de órgãos em Boston. Assim, ele disponibilizou toda a ajuda e acompanhou o ferido, por isso, não foi trabalhar naquele dia. Por coincidência, ele trabalhava no World Trade Center e aquele dia era exatamente 11 de setembro de 2001.

Achei linda a mensagem. Li inteira. Me surpreendi. E até estava refletindo o teor da mensagem, quando chega o final: "Envie para 15 pessoas e terás um milagre esta noite". E para completar, uma observação ainda: "Obs: Não ignore porque terás uma surpresa!"

Puta que pariu! Isso acaba com o clima. Odeio isso.

Deletei.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Os verdadeiros vilões dos contos de fadas

Coisa que me intriga são as historinhas infantis, os populares “contos de fadas”. Elas são impostas a todas as crianças – e foram impostas a mim – como histórias lindas, de princesas, príncipes e crianças que se dão bem no final, após a bruxa, ou madrasta má, se dar mal. As histórias sempre têm pessoas puras, ingênuas e lindas, que são injustiçadas por pessoas más, cruéis e feias.

No entanto, a idéia de ingenuidade, pureza e beleza nestas histórias se traduzem de uma maneira muito diferente do que realmente deveria ser. Apesar da índole má das tais bruxas, madrastas e animais ferozes, os ditos mocinhos das histórias têm a índole tão perversa quanto a dos ditos vilões.

E isso se revela no decorrer das histórias, quando os personagens principais estão em apuros e fazem qualquer coisa para se livrarem de alguma situação. Mentiras, enganações, furtos, falsidade ideológica, corrupção, vingança, estelionato e até assassinato e latrocínio.

E é por isso que eu lanço aqui no blog, mais uma série de textos que vão analisar algumas historinhas que ouvimos quando crianças, contadas pelos pais na hora de dormir ou pela professora na escolinha. Os textos serão postados a partir deste sábado (dia 1º) e cada sábado terá um texto novo.

As histórias serão: João e o pé de feijão; O gato de botas; João e Maria; e Chapeuzinho Vermelho, não necessariamente nesta ordem. Histórias repletas de muitos destes sentimentos e crimes citados acima, onde os vilões podem estar não escondidos atrás de um nariz, boca, pés e mãos enormes e peludas, atrás de uma casinha de doces, ou então num lindo palácio macabro no céu, mas atrás de um lindo manto vermelho, perdidos na floresta, ou num pobrezinho que só tem um vaquinha.

Os mocinhos, se é que existem, nós vamos tentar descobrir quem são.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Voltadinha

Estou de volta.

Após tempos nebulosos de TCC, estou de volta. Entreguei hoje para o orientadora. Ela ainda vai apontar os erros, eu vou corrigir, mandar para a revisão, imprimir algumas cópias, entregar para a banca, apresentar, salvar em PDF e entregar para a universidade.

É muito? É.

Mas a parte em que durmia todos os dias apenas entre as 4h e 8h da manhã, pesquisando, lendo, escrevendo e organizando informações, acho que passou.

Hoje, vou chegar em casa, vou ao campo de futebol, vou fazer caminhada, vou jantar e assistir a novela da oito. Vou conversar como povo e tentar desestressar.

Ah, e amanhã, pelo menos amanhã, vou dormir, de novo, até às 8h, mas vou acordar, sentar na área de casa e ficar à toa. Às 10h, vou assistir Dragon Ball Z. Pelo menos nos próximos dois dias terei algum tempo para isso.

As próximas etapas, espero que não sejam tão "trashs" como as de outrora.

Amém 10 vezes.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Paradinha

Estou dando uma paradinha nas postagens em razão do término do meu trabalho de conclusão de curso. Na semana que vem, volto a postar.

Peço desculpas aos leitores do planeta, mas este blogueiro não cumpridor de prazos acabou deixando algumas coisas para a última hora e agora está penando para terminar.

Mas, quem nunca deixou para amanhã o que podia fazer depois de amanhã, que atire a primeira pedra. Eu fiz isso, sem poder. E agora estou pagando.

Vou postar somente se for algo-extraordinário-e-não-deixável-de-se-fazer-comentários. No mais, só semana que vem.

Até logo.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A difícil arte de usar o banheirinho minúsculo do ônibus da Garcia onde a única coisa que não se consegue acertar é vaso

E ainda por cima os que estão sentadoS lêem um anúncio enorme em vermelho acima da portinha da cabine do motorista: "WC OCUPADO WC OCUPADO WC OCUPADO".

É xixi pra todo lado.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Rumo à Curitchiba

Vou daqui a pouco para Curitiba fazer umas entrevistas para o meu TCC e também umas pesquisas de documentos.

Volto na quarta de manhã com novidades e conto tudo, ok?

Nossa, eu escrevo como se os leitores fossem ficar preocupados. Ou pior, como se houvesse leitores para ficarem preocupados.

Ok, então eu escrevo a todos os meus três ou quatro leitores.

A quem estou enganando?

Meus primos de Santo André

Conversei sábado com uns priminhos meus lá de Santo André. Na verdade nem os conheço pessoalmente, só por msn e foto mesmo.

É que quando eu fui na casa deles, eu tinha 2 anos de idade, e o pai desses meninos, o Joãozinho, tinha uns 11 ou 12 anos. Esses dias, alguém me adicionou no MSN e eu descobri que era esse menino. Hoje um homem e quatro filhos!

É isso mesmo, quatro filhos.

E foi com eles que eu conversei. Eles têm 11, 8, 6 e 3 anos. Foi super legal. Descobri até que dá pra convesar falando no MSN. Não é o máximo? E o João Victor, o de 8 anos me prometeu até me ensinar a jogar futebol. Ele é corinthiano e diz que é zagueiro.

Mas agora, estou doido para conhecê-los pessoalmente. Acho que no final do ano, vou com a minha avó pra lá, já que ela não paga passagem mesmo, ela paga pra eu ir junto com ela. É que o irmão da minha avó casou com a avó deste rapaz, que é sobrinho dela. Um rolo danado.

Mas é isso.

Brissa, João Victor, Pedro e Kevin. Foi um prazer conhecer vocês, mesmo que seja por MSN mesmo.

A gente se vê, se Deus quiser, no final do ano.

sábado, 11 de outubro de 2008

Ilustres aniversariantes de hoje

Galera, resolvi colocar aqui hoje, uma singela homenagem (na verdade, uma lembraça) de alguns aniversariantes famosos. Afinal, é um pessoal muito importante e que merece reconhecimento, mundial, sistemasolaral, viagalaxial, e universal (até do Reino de Deus).

São estas as inexoráveis, estrogonóficas e inanerríveis celebridades:

Dyron Daal: jogador de futebol das Antilhas, portanto, antilhano. Nasceu num dia como este, no ano de 1983, na Holanda. Grande talento. Só não sei porque é antilhano se nasceu na Holanda.

Wayne Michael Gardner: nascido em Wollongong, na Austrália, em 11 de outubro de 1959, é um ex-motociclista. Correu muito.

Carlos Manuel Gonçalves Alonso: mais um jogador de futebol famosíssimo desta esplêndida lista. Nasceu em Luanda, em 1978, portante, é angolano. Hoje, joga no Barreirense, time que já foi campeão duas vezes do Campeonato da Angola.

Grã-duquesa Joséphine-Charlotte de Luxemburgo: princesa... não, não é de Luxemburgo, é da Bélgica. Nasceu em 1927 como Joséphine-Charlotte Ingeborg Elisabeth Marie-José Marguerite Astrid. Lindo nome. Vai ser o nome da minha égua. É filha do influente Rei Léopold III da Bélgica e Rainha Astrid. Perfeita.

Gilmore Palacio: futebolista belizenho nascido em 1982, famosíssimo por aquela jogada, lembra? Aquela uma... Ah, se você não lembra, pode parar. Você não sabe o que é futebol. Quem é belizenho nasceu onde hein?

Ruslan Ponomariov: este é um jogador de xadrez ucraniano (da Ucrânia) nascido em 1983. Deve ter morrido de tédio.

Dwight Ferguson: e para terminar, mais um jogador de futebol. Este nasceu nas Ilhas Virgens Americanas em 1966. Habilidosíssimo, famosíssimo. Não vou falar mais porque, quem sabe o presidente do Santos vê isso e já quer contratar. Sei que está velho, mas pode ser técnico.

Enfim, está aí a homenagem. Lembrei das pessoas mais famosas do mundo. O que eu acho incrível, é: como tanta gente famosa e influente pode achar de fazer aniversário todos no mesmo dia? Magnífico isso.

Claro que há outros não tão famosos assim, ou então, sem influência alguma, fama alguma, reconhecimento algum e talento algum, que nasceram neste dia, tentando ofuscar o brilho de alguns (sem sucesso, óbvio), ou sendo ofuscado facilmente por outros.

Não dou nem atenção, por exemplo, para um tal compositor de nome Cartola, outro chamado Tom Zé, outro tal de Lobão, uma tal tenista Maria Esther Bueno, ou um atacante da seleção inglesa de futebol Bobby Charlton.

Não fazem e nunca fizeram diferença alguma.

A todos os que estão vivos, feliz aniversário.
Aos que não estão tão vivos assim, feliz aniversário de novo.
E aos que não estão nem um pouquinho vivos, feliz aniversário também.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A difícil arte de entrevistar crianças

Quinta-feira fui cobrir um projeto chamado "Semana Solidária da Criança", em que um bar, restaurante, ou lanchonete convida escolas para passarem um período no local com jogos, brincadeiras, comidas etc. Uma vez por ano.

O projeto é super legal. Para quem participa. Porque, para o repórter (eu)...

O problema não é o projeto em si, mas o fato de ter que entrevistar criança. Adoro criança, acho lindas, legais e graciosas. Mas não me peçam para entrevistá-las. Não quero mais.

Cheguei e já fui logo perguntando para uma das professoras qual das crianças gostava de falar e não tinha vergonha. Logo a professora trouxe uma menina, a qual eu já tinha reparado, era líder das brincadeiras, pulava, cantava, dançava e falava. Pensei: perfeita.

Que nada. A menina não abria a boca. Na verdade, abria sim, para dizer aquelas típicas respostas de crianças: "ahan", "não". Aí, o repórter pergunta: "O que você achou mais legal?". "A cama elástica". Repórter: "Por que?". "Porque sim".

Depois de forçar muito, consegui tirar algumas palavras. Tentei com mais umas quatro ou cinco, mas o resultado, sempre o mesmo: algumas palavras e nada mais. Outras, nem algumas palavras. Era apenas uma balançada na cabeça quando a resposta era "sim" ou "não". Quando não dava para responder "sim" ou "não", a resposta era um olhar para a professora, que estava ali perto, como querendo dizer "me ajuda!".

Não há o que faça a criança dar uma resposta bibliográfica. É claro que não estou esperando de uma menina da 3ª série um: "Na minha opinião, este projeto é um marco em nossas vidas, pois proporciona momentos saudáveis de recreação e divertimento. Em nossa realidade não temos condições financeiras, assim como nossos pais, de freqüentar, nem que seja esporadimente, um restaurante, bar ou lanchonete. Esta atividade é, sem dúvida, guardadas as devidas proporções, um momento inesquecível a todos nós."

Mas não precisa também ser um "porque sim", ou "porque não".

Eu sei que a culpa não é da criança, até porque são poucas as que podem fazer uma análise filosófica, sociológica, ou política da situação. Será que existe um manual de como entrevistar uma criança? Será que existe uma maneira de fazer com que a criança não seja apenas um personagem numa reportagem?

Ontem me deparei com essa situação constrangedora para mim mesmo. Será que eu, quase um jornalista formado, posso me dar ao luxo de não saber entrevistar crianças?

No entanto, isto me instigou a tentar procurar meios de entrevistá-las. Vou aprender e colocar, com exclusividade, uma entrevista exclusiva aqui no blog. Com uma criança, claro.

Isto se tornou um desafio para mim.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Primeiro vídeo do blog

Galera, acho que finalmente descobri como postar vídeos no blog. E, lógico, era muito mais fácil do que eu imaginei.

"São Google, rogai por nós"

E para estrear esta grande descoberta, vou postar um vídeo aqui (claro). E, como não poderia deixar de ser, o primeiro vídeo deste blog é do Flávio Vedoato, o amigo do povo, digamos... um pouco alterado. Só um pouquinho.



O que pode fazer um cara com um celular no lugar certo, na hora certa...

Agora, que já sei como colocar vídeos no blog, só falta uma coisa para acontecer na minha vida: conhecer o Lula.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A linda capa do JL

A capa de hoje (dia 6) do Jornal de Londrina é, no mínimo, curiosa. De propósito ou não, essa capa atiçou minha imaginação. Como uma mensagem subliminar, descobri todos os significados.



1º) Os dois candidatos segundoturnistas estão na foto principal, num lindo abraço amável, aconchegando e romântico. Reparem na expressão do Hauly, que olhar apaixonado. Reparem também na mão esquerda do Belinati onde está. Puxando mesmo! A mão esquerda do tucano apertando o braço do ex-cassado. O ex-cassado com a mão direita na barriga do tucano. Pena que o fotógrafo não bateu a foto um segundo depois, senão teria flagrado o kiss. É o dead line.

2º) Na foto de baixo, o Barbosa, indignado. Não porque não vai para o segundo turno, mas por ciúmes mesmo. Se você reparar bem, há um discreta lágrima. "Por que não eu, ai, ai". Opa, esse era o Amadeu.

3º) Na foto de cima, um eleitor protestando contra tanta infidelidade, tanta falta de amor de um para com o outro, tanta traição. Ele se sente um palhaço diante disso.

4º) A foto pequena do meio mostra outra eleitora indignada por sair na capa mais boiola de todos os tempos do JL. Quis nem mostrar o rosto. Com certeza, quando ficou sabendo que seria capa do jornal, mudou o voto e não votou em nenhum dos três.

5º) E a manchete: "Eleitos no primeiro turno já pensam em fechar alianças". Casar né.

Mas fala sério gente, o amor é lindo, não é?

O absorvente

Vou contar como foi a primeira (e única) vez que eu usei um absorvente. Foi um pouco traumático para mim, por isso é que estou contando somente agora, depois de tanto tempo, afinal, já faz quase quatro anos. Agora é que eu superei – parcialmente – o trauma.

Eu estava no 1º ano da faculdade e ia de van todos os dias para a aula. Mas aquele dia era especial, pois era o meu aniversário. Ninguém disse nada para mim quando entrei na van. Pensei: “Esqueceram”. Mas fingi que não dei bola. Na volta da aula, ao passar numa outra universidade para pegar umas outras alunas lá, a surpresa:

Um bolo enorme entra na van nas mãos de alguém e todo mundo começa com o “Parabéns pra você, etc etc etc”. Lógico, fiquei feliz com o presente, até porque não estava esperando. Cortamos o bolo, todo mundo comeu, refrigerante pra cá, vinho pra lá.

Quando sobrou um pedaço, me fizeram carregar aquele pratão com pedaço do bolo, no colo. A Larissa disse assim: “O bolo é seu, então leva”. Nem reclamei estava levando. De repende estava eu bem feliz com o bolo no colo quando a Larissa mete uma régua no glacê e taca na minha cara. Quando achei que tinha acabado, a própria Larissa enche a mão e depois a esvazia. Na minha cara de novo. Aí, lambuzou tudo mesmo.

Não conseguia nem respirar mais. Fiquei ali um tempo, imóvel, com a cara cheia de glacê, quando pedi um pano para limpar. Ninguém tinha, a não ser ela. A Larissa (já deu para perceber que não se pode esperar coisas muito boas e gentis desta garota).

Não entendi quando ela tirou aquele saquinho de dentro da bolsa. Abriu e me deu. Disse: “passa”. Não era um pano, era o absorvente. Tive que passar aquilo na cara. Limpei tudo certinho. Foi até bom, era rosinha, cheiroso e macio. A mulher deve se sentir bem usando aquilo. Mas só passei na cara, não testei em mais nenhum lugar.

Depois de limpar, jogaram o absorvente para fora da janela (não sei porque não chamam de curativo, afinal, tem a mesma função de um Band-Aid, por exemplo. Enfim).

Por isso, aquele aniversário ficou marcado como o dia em que usei absorvente pela primeira (e única) vez. Todos da van são testemunhas.



Mas fiquei pensando. E quem foi varrer a rua no outro e achou aquele absorvente cheio de glacê, o que deve ter pensado?

domingo, 5 de outubro de 2008

Eleições jataizinhenses

Com 100% dos votos apurados aqui na minha cidade (mais rápido que em São Paulo), já temos o resultado das eleições.

Para prefeito, foi reeleito o Vilsinho, com 67% dos votos válidos, contra 37% do Dirceu Urbano.

A contagem agora é de acordo com as MINHAS contas, baseadas no resultado que apurei no UOL Eleições. Fiz as contas e deu nisso.

Para vereador, estão eleitos:
Bidu (PRB) – 364
Paçoca (PDT) – 347
Alex Faria (PRB) – 341
Jorginho (PDT) - 313
Ivone Baroto (PDT) – 309
Laércio Quitério (PTB) – 292
Bruno (PDT) – 245
Miriam do Noronha (PSB) – 244
Marcinho (PSB) – 216

O 6º mais votado foi o Diego Furlan (que tentava a reeleição), mas não entrou por causa daquele lance complicadíssimo de quociente eleitoral, coligações e tudo mais. Em seu lugar, entrou o Marcinho, que foi o 10º mais votado.

No mais, com exceção do Diego Furlan, é claro, foram eleitos os mais votados mesmo.

COMENTÁRIO (não agüentei):
Ê Jataizinho!

Tem um povo que perpetua dentro da Câmara de Vereadores. Porém, há esperanças. Talvez seja o caminho para uma renovada, afinal, entraram algumas pessoas de bem e honestas. Talvez, não as mais capacitadas, mas com boas intenções.

Isso me dá esperança. É nos novos que eu aposto minhas fichas.

Só uma perguntinha

Por que em dias "normais" não se pode andar de moto sem capacete; de três na moto; com o braço ou quase o corpo todo para fora do carro, na janela; buzinando feito louco; pegar rabeira nos caminhões; sentar no capô do carro; ou andar na contramão; e na passeata do candidato vencedor pode?

Meu voto e meu amigo

Duas coisas aconteceram hoje, agora a pouco, quando fui votar. Uma boa e outra ruim.

Primeiro a ruim, pra terminar bem.

Ainda estava indeciso na hora de votar para prefeito. São apenas dois candidatos. Um, o atual, água morna, não caga e nem sai da moita. O outro, já foi presidente da Câmara de Vereadores e quer se eleger pela primeira vez, mas não está em boa companhia.

Cheguei à urna. Ainda indeciso, digitei o número de um dos candidatos. Pensei um pouquinho e apertei "CORRIGE". Comecei a achar melhor votar no outro. Digitei o número do outro. Pensei melhor e apertei, novamente, "CORRIGE". Novamente fiquei indeciso.

Acho que o mesário estava pronto para sair da mesa e vir me ajudar. Resolvi digitar novamente o número do primeiro que eu havia digitado. Desta vez, para não ter erro, digitei rapidamente e já apertei "CONFIRMA", apesar do dedo, como num ímã, pender para o meio, querendo apertar novamento "CORRIGE".

Na urna deveria ter uma opção "VOTO CERTO". Que bom se a gente pudesse ver o futuro e saber qual candidato seria melhor. Ou menos pior, no caso da minha cidade.

Mas a notícia boa é que, ao sair do local da votação, uma mão bateu no meu ombro. E, qual não foi a minha surpresa, era o Glen, um grande amigo meu que havia mudado para Faxinal há quase um ano. A gente tinha perdido o contato totalmente, mas ele ainda vota aqui.

Conversamos um bom tempo em frente ao colégio. Com um certo saudosismo, confesso, mas é sempre bom encontrar amigos. Fui para casa feliz da vida, e até esqueci de eleições.

Pelo menos uma boa notícia hoje.

sábado, 4 de outubro de 2008

15 minutos

Neste momento estou numa lan house. Não, meu computador não deu pau. É que o Guilherme, amigo meu, colocou 15 minutos para eu mexer, enquanto ele fica aqui do meu lado, mexendo em outro computador.

13 minutos.

Então, acabei pensando. O que eu faço em 15 minutos? Vou escrever no blog.

Mas, eis a questão, o que escrever? O problema é que não é apenas escrever. É preciso pensar, organizar idéias, pensar de novo para depois escrever. E isso leva tempo. Na maioria das vezes, mais do que 15 minutos. Pelo menos no meu caso.

Por isso, não estou pensando muito para escrever isso aqui não. Até porque, agora só faltam 7 minutos.

5 agora.

O que se faz em 15 minutos? Em 15 minutos é possível compor uma canção; é possível escrever um monte de asneiras (assim como eu agora); é possível ficar bêbado; é possível ficar com uma garota; é possível arranjar uma encrenca; é possível fazer um filho; é possível não fazer um filho; é possível comer um pão; é possível dormir assistindo jogo do Corinthians; é possível dormir ouvindo Adriana Par-tim-pim; e possível também escrever pelo menos uma página de TCC.

Enfim, dentre tantas coisas mais interessantes para fazer, por que fui escolher logo escrever no blog?

2 minutos.

Acho que é vício.

Por isso, é melhor eu salvar logo, porque meu tempo está acabando. Meu Deus, tenho que arranjar coragem para fazer coisas importantes.

Menos de 1 minuto.

"PUBLICAR POSTAGEM"

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Amizade

13h30
Danilo: Alexandre, vou viajar para a praia hoje à tarde.

Alexandre: É mesmo? Será que tem vaga pra mim?

Danilo: Acho que tem.

Alexandre: Então eu vou também.

17h
Alexandre (Jataizinho): Bárbara, eu vou pra praia hoje daqui a pouco. Vamos?

Bárbara (Ibiporã): Vamos.

18h30
Partimos.

Sem dúvidas, foi a melhor viajem que já fiz. Simplesmente pelo inesperado, pelo inusitado, pela amizade. De repente assim. O Alexandre me mandou uma mensagem outro dia pelo orkut dizendo que estava conversando com a Bárbara e lembrando das trapalhadas. Eu respondi concordando e lembrando mais coisas. Saudosismo total, mas legal.

Alexandre, você se lembra de quando a gente brincava junto com os brinquedos de Kinder Ovo? A gente vivia trocando os brinquedos, mas eu sempre te enganava (ou você era bobo mesmo). Você me dava camerazinhas que a gente olhava dentro e passava até um filminho. E eu te dava uns bonequinhos feios que nem desmontavam.

Você se lembra dos tenebrosos tempos de Kuntakintê? Meu Deus! Uma vez a gente estava indo para o ensaio e você pegou uma “carona” na pedaleira da bicicleta do Gustavo. Apavorado, você pulou e caiu quase debaixo do caminhão! Quanta trapalhada!

Ah, e setembro lembra o quê? É, foi em setembro que você me chamou para entrar no caralzinho da igreja! “Crianças, amemos a bíblia, que nos CRÁS tão grande alegria”. Até hoje não sei porque você cantava “CRÁS” e não “TRÁZ”, que era o certo.

Lembra quando a gente passou no vestibular? A gente ficou careca! O churrasco na sua casa com toda a turma e, por fim: TELECAR! Meu Deus, nunca achei que iria receber um telecar. Tomara que tenha sido o último...

E os seus estresses. Lembra da vez, lá no ginásio, que você entrou na sala de aula e (não me lembro o que eu falei) você entrou dando guardachuvadas em mim. Mas eu até já acostumei com os estresses. Sempre você tem de dar um piti. O último, na praia, lembra? Puro ciúme da Bárbara!

Dia do piti em Camboriú

Fora também as vezes que eu quebrei o galho pra você na catequese. Sábado de manhã, 8h30, liga o Alexandre pedindo pra eu dar catequese pra ele... ÀS 9H! E sai o Danilo correndo. Mas você tem de admitir que a última eu fiz um encontro dos mais legais... com entrevista com o padre e tudo.

Outro dia você me disse assim: "Danilo, você é o único amigo com quem eu ainda convivo desde criança. Talvez seja por causa da igreja, da faculdade, por estar fazendo coisas parecidas. Será que um dia a gente vai ficar longe?"

Olha, pensei bem e conclui: é inevitável, afinal, cada um escolhe um caminho diferente. Eu gosto do que eu faço. Você também. Por isso, a gente sabe que, mesmo não querendo, o momento de partir está chegando. Eu terei de sair debaixo das asas da minha família e dos meus amigos para ir embora. Você também. Afinal, como diria o poeta: "Mas ela sabe qeu depois que cresce, o filho passarinho e quer voar..."

Mas eu tenho certeza que o vai nos sustentar na caminhada pelo mundo é um passado bem vivido, são as amizades feitas, é a relação com a família e as boas lembranças. E isso, com certeza, não falta.

Todas as minhas boas lembranças são "culpa", em grande parte, dos meus amigos. E entre eles, pode ter certeza, você sabe que está.