sábado, 31 de maio de 2008

E o sonho terminou em Caetés

Republico a minha crônica que está no Webjornal ComTexto...

O ano era 2002. Na disputa pela presidência do Brasil, estava lá novamente ele, desta vez contra José Serra. Não queria repetir o que aconteceu em 1989, nem o que aconteceu em 1994, nem o que aconteceu em 1998. Dessa vez ele queria e iria vencer. A fama o estava difamando. A grande massa de eleitores que o viam desde a década de 1970 e 1980, lá no início do Partido dos Trabalhadores, queria isso.

Mas uma reviravolta inacreditável aconteceu naquele 6 de outubro de 2002. Quando tudo parecia ganho, os tucanos viraram o jogo. Quando tudo parecia perdido para os tucanos, o PT deixou virar. Por 50,01% a 49,99%, Serra foi eleito o presidente do Brasil por quatro anos. Era demais para o velho sindicalista.

Depois disso...

Querem saber como foi o fim do Lula?

Então, entre no Webjornal ComTexto e confira. Você não vai se arrepender.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

“Falando sério” no Caic"

Ontem (dia 28) a Taynara e eu fomos dar uma oficina de jornalismo impresso, lá no Caic da região sul, em Londrina. Lá no União da Vitória. São alunos que estudam lá mesmo. Cara, como é gostoso esse lance de comunicação comunitária. É uma pena que não dá dinheiro... mas isso a gente vê depois...

Demos a terceira oficina. As outras duas foram de rádio, na semana passada, e webjornalismo, na semana retrasada. Era um grupo de 10 alunos. Não sei como escolheram esses meninos e meninas para as oficinas, só sei que são pessoinhas excelentes, inteligentes e espertas. No começo, estavam tímidos e desconfiados.

A Ernesta é a mais tímida. Não falou quase nada durante toda a conversa. Mas depois se mostrou atenciosa e preocupada em fazer o melhor. Foi uma grande surpresa.

O Emerson, o mais falador de todos. Se não for jornalista, com certeza será humorista. O mais extrovertido dos 10. Além da matéria, escreveu o editorial do jornal. Bacana!

O Romário não é o dos 1000 gols, mas só dá bola dentro. Só sai idéia legal daquela cabeça. Menino super inteligente. Vai se dar bem em tudo o que fizer.

A Prisca tem o nome mais diferente que eu já vi e é também uma das meninas mais faladeiras que eu conheci. Uma expressão define bem essa menina: cara-de-pau. Mas é no bom sentido. Foi a que mais se envolveu, entrevistou, falou, deu idéias. Legal mesmo.

A Maria Aparecida parece que é grudada na Prisca. Acompanhou a Prisca e acabou fazendo uma matéria sozinha! Legal hein...

O Allan, com 2 “eles”, é o Crau, o menino do boné. Ele foi entrevistar o dentista e passou por um mal bocado... O dentista reclamou da postura dele, do boné dele e de tudo! Mas depois o Crau ficou frio, porque quem estava errado era o dentista, simplesmente porque ele é dentista e não jornalista, por isso, não sabe nada. E o Crau de um créu no dentista. Bem feito.

O Tiago, sem "h" chegou atrasado, mas trabalhou bastante também. Fez foto, fez matéria. Ele só não fala muito, mas não precisa. Deu para perceber a personalidade do menino: trabalha muito e fala pouco.

A Mariana é a menina borboleta. Como escreve bem... Escreveu matéria e escreveu um crônica. Linda. Ou, como dizem umas pessoas aí, um chuchu. É a mais criativa. Querem um exemplo?: caicom.blog.terra.com.br. É só entrar e ver.

A Letícia parece que é grudada na Mariana. Não se largam. Literalmente. Tem lindos cabelos longos e encaracolados. Muito esperta e falante. Tanto que, quando entrevistou a cozinheira Fátima, conseguiu descobrir até que a mulher acha que está grávida.

A Suellen é a escritora da turma. Já pegou o jeito logo de cara. Na matéria dela, colocou falas do entrevistado, entre aspas, vírgula, verbo, tudo certinho. Muito inteligente.

Primeiro, nos conhecemos, nos entrevistamos, eles aprenderam sobre a estrutura de uma matéria (manchete, linha-fina, lead e corpo do texto). Folhearam jornais – que, por sinal, sabiam apenas que serviam na hora da chuva, para colocar embaixo da goteira – leram, visualizaram as matérias.

Mas a parte mais interessante foi quando eles saíram para entrevistar. Saíram de dois em dois e entrevistaram cozinheira, zeladora, professores, e outros funcionários, ali mesmo no Caic. Para minha surpresa, foram perguntas inteligentíssimas, boas mesmo. Depois, partiram para a escrita, que foi o que mais me surpreendeu. Ah, o nome do jornal ficou “Fala Sério”. Fala sério hein...

Alguns ali escrevem melhor que muita gente que estuda comigo. E olha que eu estou no 4º ano de jornalismo. Foi uma experiência marcante para mim. Muito mesmo. É muito importante que as pessoas que moram nas periferia sejam valorizadas, é importante que sejam reconhecidas como pessoas de valor, como realmente são. E isso eu percebi ao conhecer essas 10 pessoinhas maravilhosas.

Talvez sejam jornalistas, talvez não. Talvez sejam médicos, dentistas, donas de casa, jogadores de futebol, atores e atrizes, cantoras e cantores, escritores, talvez não. Talvez tenham filhos, talvez não. Mas sonham. E sonhar não faz mal nenhum, pelo contrário, faz um bem danado. Principalmente para quem a sociedade não dá oportunidades. Principalmente para quem é de periferia.

sábado, 24 de maio de 2008

Ainda bem que futebol não é lógico

O Santos venceu o América do México na quinta-feira por 1x0. Mesmo assim, saiu fora da Libertadores. Mas esse não é o principal motivo deste post.

Como eu havia dito antes, se futebol fosse lógico, seria matemática. Por isso, não deu a lógica. O América não venceu por quatro gols de diferença. Classificou, como era esperado, mas não pela lógica.

O Santos fez 1x0 e só não fez o 2º por sorte deles. Ou por ruindade dos atacantes santistas mesmo...

Mas que não deu a lógica, ah, isso não deu não...

E é por isso que eu gosto de futebol.

sábado, 17 de maio de 2008

"Boooooooooa, Magrão!!!!"

Era o que frequentemente se ouvia nos nossos jogos de futebol de sábado. Indiscutivelmente, o melhor zagueiro. Dava segurança.

"Boooooooooa, Magrão!!!!"

Era o que frequentemente se ouvia também no nossos jogos de vôlei na segunda à noite. Indiscutivelmente, o melhor atacante de ponta. Dava segurança.

O sorriso sempre aberto, nunca me negou um "e aí, Danilo, tudo bem?", não só a mim, mas a todos.

Indiscutivelmente, uma grande pessoa.

Mas o destino prega cada peça... Não dá para dizer "Foi Deus quem quiz", porque não dá para acreditar que Deus queira coisa do tipo.

Não acredito muito em destino, mas, para quem acredita, já pensou se pudéssemos voltar no tempo e muidar uma coisinha para que acontecessem as coisas de acordo com o que queremos?

Mas não seria justo.

O time perdeu um grande zagueiro.
O vôlei, um grande atacante de ponta.
A família, um grande pai.
Nós, um grande amigo.
O mundo, uma grande pessoa.

Vai com Deus, Anderson!

"Booooooooooa, Magrão!!!!"

sexta-feira, 16 de maio de 2008

O Santos não é o Flamengo... ainda bem

Que, pena!

Meu Santos tomou 2x0 ontem do América do México, lá no México.

Se futebol fosse uma coisa lógica, a lógica seria essa: Já que o América perdeu de 4x2 para o Flamengo em casa e depois ganhou de 3x0 em pleno Maracanã, e o Flamengo ganhou do Santos de 3x1 no último jogo, quer dizer que o América vai vencer o Santos na Vila Belmiro por, pelo menos, quatro gols de diferença.

São paulinos, palmeirenses, corinthianos, e flamenguistas devem hoje estar rindo à toa, apostando na lógica. Se futebol fosse mesmo uma coisa lógica, não seria futebol, seria matemática.

Mas, como o futebol não é uma coisa lógica... Ou é?

Veremos na semana que vem, na Vila...

quarta-feira, 14 de maio de 2008

A gente sofre, mas se diverte...

Aconteceu tudo naquele dia. Tudo de de errado! Mas foi um dos dias mais divertidos da minha vida.

Bom, vou iniciar pelo início.

A faculdade Metropolitana estava dando ingressos para o show da Pitty. Era só agendar uma visita e pronto. Muito fácil. Consegui alguns ingressos e fui tentar convencer alguns amigos a irem também. Com muito custo, resolveram ir a Tathi, o Rudinho e o Douglas.

Até aí, tudo bem.

Depois começaram os problemas. 1º) Tinha como ir (de ônibus), mas não tinha como voltar. O show terminaria tarde e não daria tempo de pegar o último ônibus. 2º) Ninguém queria emprestar um carro. 3º) Já estava chegando a hora do show e a gente ia ter que jogar fora os ingressos.

Mas aí, começaram as soluções. 1º) O Zé Filho me emprestou o Passat dele (não estava nas melhores condições, mas era um carro). 2º) Lembrei que eu tinha carteira de motorista. 3º) Ia dar tempo de ir.

Era a primeira vez que eu sairia de Jataizinho de carro. Num carro sem luz alta, sem trava na porta e sem gasolina. No fim, fomos eu, a Tathi, o Rudinho e o Douglas, minhas cobaias. Nos primeiros quilômetros, silêncio. Todos suavam frio. Menos eu, que estava cantando (acho que era esse o motivo do clima de tensão).

Bom, mas muitos problemas haviam de vir ainda.

Tathi: "Passa direto no viaduto e dá a volta na rotatória lá na frente, é mais rápido, tem menos trânsito"

Danilo: "Tá"

E essa rotatória não chegava nunca, não chegava, não chegava, chegou. Entrei, rodei, rodei, rodei, saí dentro da UEL. Ué, UEL? É, perdidos.

Depois de muitas rés, Cambés, Wartas e UELs, voltamos à estrada principal. E, finalmente, chegamos à Metropolitana.

Estacionamos, descemos do carro e estamos indo. Notei que, enquanto estávamos indo ao local do show, um montão de pessoas estava andando para o lado contrário. Mesmo sem entender, continuamos andando. Foi aí que encontramos a Taynara, que nos deu uma notícia estarrecedora:

Taynara: "O SHOW JÁ ACABOU"

Não sabia se ria ou se chorava. Depois de tantos obstáculos vencidos, tantas adversidades, aconteceu o que ninguém imaginou desde o início. Como é que a gente vai para um show, chega lá, o show acabou...?

Às vezes eu penso que nada pode dar tão errado num dia só. Que ninguém merece tudo isso. Que eu sou a pior criatura do mundo. Agora, eu tenho certeza.

Mas, fazer o quê? o show acabou, o jeito é... ir ao shopping. Fomos. E, adivinha??? Estava fechado. Saímos de lá, resolvemos ir ao Habib´s da Higeanópolis. Lá fomos nós, de Passatão sem farol alto, sem nada. No meio de Vectras, C4s, EcoSports. Lá estava aberto.

Bom, pelo menos isso né... As vinte esfihas desceram rasgando, sem dinheiro pra beber nada. Voltamos embora. Ah, não sem antes pedir para o manobrista tirar o carro para mim...

A vida é feita de momentos, não é? Nunca me f... tanto num dia só. Nunca tinha ido para Londrina de carro. Nos perdemos, chegamos depois do final do show, carro que não tira farol, nem cinto, nem gasolina.

Mas, quer saber... faria tudo de novo...

Filosofias de final de semana

Quando você não tem nada para fazer, o que você faz? Nada. Produtivo.

Pois é, olha no que eu pensei durante todo a semana:

"E o pintinho manco foi ciscar e caiu"
"E o pintinho que não tinha bunda foi peidar e explodiu"
"E o pintinho que não tinha perna achou um palito de fóforo e colocou no lugar da perna. Foi ciscar e morreu queimado"

Gente, até que é alguma coisa para quem não posta há mais de uma semana, não é?

terça-feira, 6 de maio de 2008

Primeiros socorros... inúteis, mas nem tanto

Quase presenciei uma morte. De um menino. Por asfixia.

Mas vou começar pelo começo. No final do ano passado, a Unimed promoveu um curso de primeiros socorros no Moringão e mandou alguns convites para a prefeitura. Como, geralmente, ninguém gosta deste tipo de curso, sobrou pra quem? Os lindos estagiários.

E lá fui eu, a Taynara e Paula naquele frio delicioso. Pra aproveitar aquela linda manhã de domingo chuvoso, perfeita para sair de casa (ai), resolvi me dedicar ao curso - fiz até matéria. Aprendi os passos para o salvamento, para socorro de um enfartado, um asfixiado, um afogado, um derramado.

Massageei bonecos
Fiz respiração boca-a-boca com bonecos
Acudi os bonecos
Até me diverti
Até apareci no Paraná TV!

Mesmo assim, achei aquilo tudo inútil, batido, carne-de-vaca, nunca usaria.

Grande tolice.

Quando foi no domingo passado, estava eu jogando futebol com meus amigos, quando de repente, chega o Vinícius, de uns oito anos, desesperado, gritando já rouco que havia engolido uma moeda. Ele estava jogando com os amiguinhos ali do lado, COM UMA MOEDA NA BOCA... Ele estava ficando branco.

Na hora, lembrei dos tais inúteis primeiros socorros. Meio que por instinto, dei um apertão na barriga dele, do jeito que ensinaram no curso inútil, não sem antes, também por instinto, dar murro nas costas do moleque (acho que isso o fez piorar até). Na primeira tossida, a moeda (meu Deus, era de um real) voou longe. E o menino corou.

Aí, foi a minha vez de ficar pálido. Cadê que eu consegui voltar a jogar. Não consegui nem ficar de pé. Minhas pernas ficaram bambas. Sentei na beirada da trave e quase me deu enfarto. Quase que eu mesmo precisei de massagem cardíaca. Foi quando me lembrei dos tais inúteis primeiros socorros.

Pensei de novo e acabei tendo que admitir que não eram tão inúteis assim.

Quase presenciei uma morte. Mas ainda bem que não passou do quase. Né, Vinícius?

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Santos campeão!!!!

Eita Santos!!!!

O Santos já tinha sido campeão em Pernambuco, mas sua fome de títulos está insaciável.

O peixe foi campeão estadual neste final de semana. No Rio Grande do Sul, o ex-time de Pelé derrotou o Juventude por 8x1. Isso mesmo, 8x1. Tinha perdido o primeiro jogo por 1x0, mas poderia ter sido por 6x0 que não ia adiantar nada.

Em Santa Catarina, o Santos derrotou, na prorrogação, o Criciúma e é o campeão barriga-verde.

No Paraná, em plena Arena da Baixada, o Furacão venceu, mas a camisa do Peixe pesou mais e o Santos foi camepão. Perdendo e fora de casa por 2x1!!!

Em em São Paulo? Deu Santos também. O time da Vila goleou a Ponte Preta por 5x0. Sem dúvida, o Santos é o melhor de São Paulo. Mas, justiça seja feita, o título deveria ficar com o Guará...

O Santos também venceu o Goiás em pleno Serra Dourada e foi campeão goiano pela primeira vez em 38 anos de história, vencendo os dois jogos. VIVA!!!

Em Minas Gerais, o título do Peixe já estava ganho. Mas nem precisou se preocupar, porque veio mais uma vitória sobre o arqui-rival galo!!! 1x0. E tá bom.

No Rio de Janeiro, foi emocionante, mas o favoritismo do time da baixada, a santista, prevaleceu. O Santos venceu o Botafogo novamente, desta vez por 3x1 e é campeão. "Vamos Santos, vamos ser campeão, vamos Santos" gritava a torcida.

Na Bahia foi a parte mais sofrida. Empatou com o Bahia no número de pontos, vitórias e saldo de gols. Mas marcou cinco gols a mais, o que foi decisivo. Realmente, não tem pra ninguém.

Ah, e não podemos esquecer do Mato Grosso, onde o Santos conquistou o título pela 24ª vez. Também no Pará, nas Alagoas. Só deu Santos neste final de semana no Brasil todo.

Agora só falta a Libertadores da América, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro este ano. Só não pode dar Santos x Santos, senão é covardia.

E ainda dizem que a gente não ganha nada... onde já se viu?

Estadão vs. MST

ESTÁ NO OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA

LEITURAS DO ESTADÃO
A fome e a vontade de comer

Por Luiz Antonio Magalhães em 29/4/2008

A posse do ministro Gilmar Mendes na presidência do Supremo Tribunal Federal, na semana passada (23/4), em Brasília, foi um evento bastante concorrido, que contou com ampla cobertura da imprensa brasileira. Os jornalões destacaram as fotos do encontro de três de ex-presidentes (Fernando Henrique, Fernando Collor e José Sarney) com o atual titular do cargo, Luiz Inácio Lula da Silva. De fato, as fotos ficaram boas, especialmente a publicada na Folha de S.Paulo com a legenda "Cada cabeça uma sentença", em que os três ex-presidentes aparecem lado a lado, curvados e olhando para baixo.

Evidentemente, além de render os habituais mexericos para as colunas sociais e de notinhas políticas, a posse de Gilmar Mendes rendeu também pelo discurso do novo presidente do Supremo Tribunal Federal. O jornal O Estado de S.Paulo, por exemplo, deu um bom destaque para o assunto na edição de quinta-feira (24/4), em matéria assinada por Ruy Nogueira e reproduzida abaixo (os grifos são meus).

  • Democracia ganhou autonomia
  • Em discurso, ministro repele ações do MST
  • "A democracia brasileira adquiriu autonomia funcional", mas "a agressão aos direitos de terceiros e da comunidade em geral deve ser repelida imediatamente com os instrumentos fornecidos pelo Estado de Direito, sem embaraços, sem tergiversações, sem leniências". O diagnóstico do estado da democracia brasileira e o remédio para casos como as invasões dos sem-terra são do novo presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.
  • Na opinião do ministro, o País, da Constituição de 88 para cá, já estabeleceu a "crença" de que "as vias democráticas de conciliação têm-se mostrado mais lucrativas que o conflito e a ruptura". Essa avaliação da vida política nacional abriu o discurso de posse de Mendes no comando do Poder Judiciário. Na platéia, os ex-presidentes José Sarney (1985-1990), Fernando Collor de Mello (1990-1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), os três antecessores do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que estava sentado ao lado do ministro Mendes.
  • O presidente do STF lembrou que os últimos 20 anos são o "mais longo período democrático" vivido pelo Brasil republicano. Com Collor e Sarney a poucos metros dele, o ministro acrescentou que a Constituição funcionou porque esse período foi vivido com tranqüilidade institucional, "não obstante a inflação descontrolada (no governo Sarney) e os desvarios da desordem econômica por ela causada, e os sérios casos de corrupção no estamento político (governos Collor - impeachment - e Lula - mensalão)".
  • Para o ministro, "as forças políticas não colocam em xeque as linhas básicas do Estado de Direito, ainda que alguns movimentos sociais de caráter fortemente reivindicatório atuem, às vezes, na fronteira da legalidade", disse. "Nesses casos, é preciso que haja firmeza por parte das autoridades constituídas, (mas) os direitos de reunião e de liberdade de opinião devem ser respeitados e assegurados", acrescentou.
  • O novo presidente do STF disse que a "independência do Judiciário", a "capacidade regulatória da Constituição" e "o exercício simultâneo e harmonioso do poder por diversos agentes políticos" explicam o atual "equilíbrio institucional" do País.
Não fossem os trechos em vermelho, a matéria estaria correta. E não é preciso ser especialista para entender o que aconteceu, pois o restante da reportagem revela que Gilmar Mendes falou muita coisa, mas sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra não disse palavra. Quando chegou mais perto disto, Mendes citou "movimentos sociais de caráter fortemente reivindicatórios". Ora, ou Ruy Nogueira, além de competente repórter, agora é também um craque na telepatia e conseguiu captar especificamente a quem o ministro se referia, ou o texto do jornalista foi devidamente editado na redação, em São Paulo.


De fato, é até provável que o novo presidente do Supremo, nomeado para o tribunal por Fernando Henrique Cardoso, realmente reprove a ação e o caráter do MST, em particular, e dos movimentos sociais, de forma geral, no que teria a total concordância da direção do Estadão. Reza o bom jornalismo, porém, que se retrate os fatos e não suposições ou os desejos da direção do jornal. Está incorreto o texto do lide da matéria e ainda mais errado está o subtítulo, que traz a referência explícita ao MST. No fundo, se o Estadão tivesse suprimido as duas referências aos sem-terra a matéria estaria correta e o pensamento de Mendes seria entendido praticamente da mesma maneira.

Ao forçar a mão, quem editou a matéria acabou sendo mais realista que o Rei. Sandro Vaia, ex-diretor de Redação do jornal, escreveu uma vez que o maior problema do Estadão era o "Mesquita que está dentro de cada um de nós". Deve ter sido este o caso na edição da matéria sobre a posse de Gilmar Mendes.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Este blog é "O" blog!!!

Está comprovado!

O blog Danilo Lemos e Escrevemos pode receber todos os adjetivos positivos existentes na face da Terra.

A sondagem terminou há dois dias, mas estou escrevendo somente agora devido aos milhões de votos, que tive que processar, analisar, verificar e julgar. Vida de blogueiro não é fácil.

De acordo com a nossa enquete, realizada durantes as últimas duas semanas, o blog no qual você está lendo esta mensagem é bom, ótimo, maravilhoso, estupendo, o melhor do mundo e sem comparação.

Então, chega e lenga-lenga. Eis o resultado da enquete:

Nenhum leitor votou no "Bom": 0%
1 votou no "Ótimo": 11%
1 votou no "Maravilhoso": 11%
1 votou no "Melhor do Mundo": 11%
2 votaram no "Sem comparação": 22%
e 4 votaram no "Todas as respostas anteriores": 44%

Está mais do que provado, com uma margem de erro mínima (cerca de 86% para menos e 1% para mais), que este blog que vos fala é o melhor.

E não adianta falar que a maioria dos votos foi feita por mim mesmo e que os outros foram de uma amiga e do irmão, PORQUE NÃO FORAM!!!!

Não tem pra ninguém.

OBS: Nova enquete aí do lado. Vamos votar, gente!!!!